Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

Arquivos do blog

quinta-feira, 14 de novembro de 2024

Perfil de Trump.02

 

Trump casca dura: está formando seu gabinete rapidamente (equipe ideologicamente homogênea e de linha-dura), imprevisível como um ativo estratégico (seu interesse por política externa e seus instintos diplomáticos são voláteis), guerra comercial com a China, hostilidade ao multilateralismo e a diplomacia transacional, embaraçoso apreço por “homens fortes”, EUA profundamente envolvidos em duas guerras, troca alianças no Pacífico por confrontos (comerciais, ofensiva tarifária, a pretexto de segurança nacional), é um desperdício de dinheiro apoiar uma Ucrânia que não tem como vencer, a imagem de si mesmo como um “vencedor”, a Europa terá de cuidar da própria segurança (França e Alemanha são comandadas por facções nacional-populistas afins ao trumpismo), economia global sofrerá impacto pela degradação da globalização, Bruxelas e Otan serão ignoradas em favor de transações bilaterais, isolacionista, unilateralista (gosta de se exibir como uma figura poderosa capaz de intervir em grandes questões globais), personalidade errática, disciplina e foco estão sendo visivelmente erodidos pela idade, vai ser forçado a reagir no improviso aos eventos de um mundo muito mais instável, instável como sempre... O temor de que o protecionismo comercial e o dólar forte signifiquem grandes problemas para a política cambial. 

Enfim, ninguém pode saber se suas promessas e ameaças são blefes ou convicções até o jogo começar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário