Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

Arquivos do blog

terça-feira, 20 de agosto de 2024

Nova gestão da Petrobras.

“A Petrobras não é uma indústria de petróleo, mas uma indústria de desenvolvimento, que foi parada em suas obras pela Lava Jato e que agora precisa ser retomada” (Lula). 

“Se você quer prender um ladrão, prenda. Se você quer prender um empresário, você prende o empresário. O que você não pode é destruir a empresa. O que você não pode é destruir o emprego” (Lula).

·       Governo e sindicatos ampliam presença na gestão da Petrobras – aumento de influência da base.

·       Após mudança de diretorias, estatal promove troca em chefias de áreas técnicas (reestruturação de seu segundo escalão): foram trocadas 17 gerências-executivas, cargo que fica logo abaixo da diretoria e é o último degrau técnico na hierarquia da estatal. Assumiram 4 pessoas de fora da estatal, sendo 3 ligadas à FUP (Federação Única dos Petroleiros) e uma ao PT.

·       Os indicados passaram por uma série de análises de cumprimento dos requisitos de: a) integridade; b) capacidade de gestão; c) conhecimento na área de atuação pretendida; d) experiência em liderança; e) desempenho em funções anteriores.

·       A nova presidente da estatal, Magda Chambriard, defendeu abertura de novas fronteiras exploratórias de petróleo no país. “Não existe falar em transição energética sem mencionar quem vai pagar essa conta. É o petróleo que vai pagar essa conta”.

·       “Os acionistas da companhia devem ter retorno de seus investimentos e não tenho interesse em ver a estatal deficitária. O papel da Petrobras é ser indutora de crescimento e geração de empregos” (Lula).

·       Enfim, o critério central de Lula é apostar em pessoas que podem contribuir com a Petrobras que ajude no desenvolvimento econômico e social do país. Sim, a Petrobras tem que ficar nas mãos dos trabalhadores e dos brasileiros!

Retomada de obras:

·       Reabertura da fábrica de fertilizantes Ansa (Araucária Nitrogenados AS), no Paraná. A Ansa teve as operações interrompidas em 2020 sob o argumento de que só dava prejuízo. Estudos internos comprovam a viabilidade financeira do projeto, que vai custar R$ 870 milhões.

·       Havia outra empresa com 15% para terminar em Três lagoas (Mato Grosso do Sul), também uma fábrica de fertilizantes; “Eles” também pararam a tentativa de fazer a refinaria no Ceará e no Maranhão. O objetivo era garantir a autossuficiência brasileira em combustíveis, mas foram paralisadas pela Operação Lava Jato sob o argumento-alvo de denúncias de corrupção.

·       A Refinaria Abreu e Lima (Pernambuco);

·       O antigo Comperj (Complexo Petroquímico do RJ).


Enfim...

·       A Petrobras teve nesse 2º trimestre eventos não recorrentes absolutamente conhecidos do mercado: 1) o acordo tributário com a Receita Federal para quitar dívidas de R$ 20 bilhões; 2) a desvalorização do real frente ao dólar; 3) acordo trabalhista que ajudou a derrubar o resultado, mas foi bom para o trabalhador e a geração de empregos. Enfim, é para isso que servem os estudos sobre o planejamento estratégico, com visão melhor da necessidade de investimentos, da necessidade de disponibilidade de caixa. É correto a empresa investir estrategicamente em setores de petroquímica e fertilizantes. E ela mesma bancar a transição para as energias limpas. Sob gestão de Magda, a empresa irá respeitar a lógica empresarial, mecanismos de governança na escolha dos novos investimentos, além de manter foco na disciplina de capital – movimentando a economia do país em prol dos brasileiros.

·       Enfim, veja a sólida geração de caixa, o menor endividamento desde o terceiro trimestre de 2008 e um aumento de 11,1% nos investimentos. Agora é trabalhar muito, botar muito óleo no tanque, produzir muito gás, refinar muito e vender muito! Afinal, a companha vem aí com seu novo plano de investimentos a ser anunciado em novembro. Enquanto isso, o mercado voraz e acionistas privados seguem voltados seus interesses na distribuição de dividendos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário