Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

Arquivos do blog

quarta-feira, 28 de agosto de 2024

Mar transbordando.

 


Os gases de efeito estufa gerados principalmente pela queima de combustíveis fósseis estão cozinhando nosso planeta. Uma das consequências sombrias é o aumento do nível do mar, especialmente do Pacífico.

O mar absorveu mais de 90% do aquecimento global nos últimos 50 anos! Além da água de expandir quando fica mais quente, as geleiras e as camadas de gelo estão derretendo no mar, aumentando seu volume.

E isso está acontecendo em uma área densamente povoada, pois cerca de 90% das pessoas vivem a menos de 5 quilômetros da costa. E onde metade da infraestrutura está a menos de 500 m do mar. Isso significa um desastre: impactos amplos e brutais, muito mais intensos e rápidos do que podemos nos adaptar a eles, destruindo comunidades costeiras inteiras!

O mundo está em emergência climática! A ONU alerta para o aumento do nível do mar com o aquecimento das águas do Pacífico Sul (que já subiu 15 cm nos últimos 30 anos). No RJ, o Atlântico pode avançar mais de 20 cm até 2050. Previsão sombria: o nível do mar deve subir de forma dramática nas próximas décadas em consequência do aquecimento global.

Consequências da elevação do nível do mar:

- estragos nas cidades litorâneas;

- devastar as economias costeiras;

- destroem a pesca, danificam plantações, contaminam a água doce, devastação do turismo e da Economia Azul.

Os líderes globais devem se mobilizar:

·       Reduzir drasticamente as emissões globais;

·       Liderar uma eliminação rápida e justa dos combustíveis fósseis;

·       E aumentar maciçamente os investimentos em adaptação climática, para proteger as pessoas dos riscos atuais e futuros.

·       Triplicar a capacidade de energias renováveis, dobrar a eficiência energética e acabar com o desmatamento até 2030.

·       Reduzir as emissões globais em 43%, em comparação com os níveis de 2019, até 2030, e em 60% até 2035. Alinhar planos com o limite de 1,5 graus e abranger todas as emissões e toda a economia.

·       Os maiores emissores (o G20) devem sair na frente; e aumentar o financiamento e o apoio aos países vulneráveis.

·       Proteger todas as pessoas na Terra com um sistema de alerta antecipado até 2027. Desenvolver as capacidades de dados dos países para melhorar a tomada de decisões sobre adaptação e planejamento costeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário