Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

Arquivos do blog

sexta-feira, 30 de agosto de 2024

Flávio Dino: o bom combate!

 Em vez de criticar a Corte, inibindo-a com pressões políticas, é preciso ajudar os juízes de primeira instância e os ministros a desafogar processos parados. Só de janeiro a julho deste ano, chegaram à Corte 169.709 novos processos, além de 48.054 pedidos de liminares. Ou seja, com a escalada do extremismo, as coisas não estão nada boas para a barreira judiciária do país. 

Por que será o atual ministro do STF, Flávio Dino, sempre foi o alvo preferido do ex-presidente Jair Bolsonaro para atacar aliados do presidente Lula? Bolsonaro o tratava como “governador Paraíba” e “comunista gordo”, entre outras declarações preconceituosas ao seu estilo bizarro.

Algumas razões:

·       Única autoridade da República a enfrentar poderes de Arthur Lira, ministro resolveu caso Marielle e agora cobra mais empenho contra fogo no Pantanal e Amazônia;

·       O ministro maranhense do Supremo Tribunal Federal determinou que o governo reforce ao máximo, no prazo de 15 dias, o batalhão de gente que trabalha no combate ao fogo no Pantanal e na Amazônia. Vale também para as Forças Armadas.

·       Dino despachou ao procurador-geral da República, Paulo Gonet, 21 processos que envolvem falcatruas nas emendas Pix ou de relator. No pacote, uma bomba-relógio: a investigação da compra superfaturada de kits de robótica de Alagoas. O escândalo envolve diretamente ex-assessores da intimidade do presidente da Câmara, Arthur Lira. O inquérito havia sido arquivado, em setembro de 2023, pelo ministro Gilmar Mendes.

·       O STF aguarda até agora o dono de uma bolada de R$ 4 milhões apreendida em cofre de uma empresa do policial civil Murilo Sergio Jucá Nogueira Junior, aliado de Lira. Com a decisão de Gilmar, a grana poderia ser devolvida ao proprietário de direito. Quem disse que apareceu uma vivalma para assumir a bufunfa?! Com medo de ser apontado como corrupto, ninguém arriscou a pele.

·       Lembre-se que foi graças ao empenho e determinação de Flávio Dino, ainda no Ministério da Justiça, que o caso do assassinato de Marielle Franco foi, finalmente, desvendado. Deu a palavra em 2023. Lembrei do épico diante do frio depoimento esta semana de Ronnie Lessa, no STF. O ex-PM reforçou a confissão: “matei por ganância”.

·       Ainda nos tempos de Esplanada dos Ministérios, é importante recordar as operações da equipe do maranhense no combate às organizações criminosas, com o bloqueio inédito de R$ 7 bilhões das quadrilhas.

Enfim, queimadas, emendas Pix, kit robótica: o bom combate de Flávio Dino!

Nenhum comentário:

Postar um comentário