Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

Arquivos do blog

domingo, 4 de agosto de 2024

Comida e Educação.

 Projeto: comer, beber e aprender. 

“Se você já gosta de comer, agora só precisa entender que uma refeição é um manifesto cultural e histórico. Enfim, Bom appétit!” (Leandro carnal).  

O que você come é mais do que apenas calorias ou sabores. É um caleidoscópio de tradições e de sentimentos. Assim, o que pode expandir nossa consciência sobre comida?

Um simples pão com manteiga e uma xícara de café, consciente ou não, atrai milênios de história: o uso do trigo, a domesticação do gado leiteiro, as viagens transcontinentais de plantas como o café e o açúcar. Misturam-se cultura, história e hábitos novos num trivial dejejum.

Vista desse ângulo, a comida pode assumir uma fascinante aventura como documento e cultura. Por trás das receitas existem origens, fatos e lendas. São vários os caminhos possíveis para trilhá-los de forma pedagógica e educativa. Vejamos alguns:

·       O cruzamento de gastronomia e dramas humanos:

- as boas mesas, sem perder o senso crítico;

- o mundo da comida é sacro e profano;

- a ideia é superar qualquer nacionalismo plano e cair na diversidade de histórias e intercâmbios das origens e adoções dos alimentos;

·       Comida e Lendas:

- Há lendas que são tão saborosas quanto a comida.

·       A Comida e as Guerras:

- seria possível politizar o cuscuz?

- qual foi mesmo o custo humano da produção de açúcar e suas relações com a escravidão?

·       Comida curiosidades:

- Sabe o que é um “gastronômade”? O turista que viaja para experimentar sabores variados.

·       Comida e Cinema:

- “A Festa de Babette” (1987);

- “Ratatouille” (2007);

- “Julie e Julia” (2009);

- “O Menu” (2022);

- Existem dezenas de “reality shows” sobre culinária.

·       Comida e Livros:

- “A Deliciosa História da França” (Seoman, 2020). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário