Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

Arquivos do blog

terça-feira, 9 de julho de 2024

F20: A Favela no Debate Global.

"No mundo globalizado, não faz sentido recorrer ao nacionalismo arcaico e isolacionista. Tampouco, as justificativas para resgatar as experiências ultraliberais que apenas agravaram as desigualdades sociais. A diversidade de opiniões, sem extremismo e intolerância, é bem-vinda porque fortalece nossa democracia e nos conduz a escolhas melhores. Não é necessário que todos os países pensem igual para que haja o fortalecimento do Bloco" (Lula). 


·       F20: lançada por líderes de favela. Uma iniciativa para dar visibilidade a temas discutidos pelas comunidades que serão levados à Cúpula do G20, em novembro (dias 18 e 19). Os líderes das 19 maiores economias do planeta e mais os representantes da União Europeia e da União Africana. A favela não quer só ser vista, quer ser ouvida. F20: trazendo vozes, problemas e soluções ao debate inter(nacional). As favelas produzem conhecimento, são potenciais de produções e potencialidades. O Brasil tem 11.403 favelas, onde vivem mais de 16 milhões de pessoas. Oficialmente, o F20 não faz parte da programação do G20, mas os debates do morro já estão acontecendo. É preciso ouvir as demandas que vêm de fora da Agenda Oficial. O RJ só é a capital do G20 se for por inteiro. Afinal, como se pode fazer um evento desses sem ouvir, consultar, formular junto com todos.

·       Os debates se concentram em 5 áreas de transformação das favelas: uma lista de demandas dos desafios que o Brasil inteiro, na verdade, tem pela frente. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário