Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

Arquivos do blog

sexta-feira, 10 de maio de 2024

O teatro ambiental da mídia.

Cenografia de terra arrasada.

O desmatamento na Amazônia caiu 50% em 2023 (com relação a 2022). A meta é zerar até 2030. Lula conseguiu contratar a realização da COP-30 em 2025 e recebeu a Cúpula da Amazônia em 2023. Em fóruns internacionais, fala firme contra os ricos e cobra alto o dinheiro para financiar a transição energética.

Enfim, não restam dúvidas que Lula é o herói das florestas! Porém, a mídia tenta de tudo para aumentar a distância entre as promessas e a ação do Governo (investindo num processo acelerado de desmoralização).

A extrema direita continua investindo nos números desabonadores de uma tragédia. Alguns deles, são:

·       Escalada dos incêndios na Amazônia (no primeiro quadrimestre foi de 154%; em todo o País, 81%). Foram 17.182 focos x 16.888 em 2003. Parte decorrente do efeito colateral da estiagem provocada pelo El Niño;

·       O desmate no Cerrado aumentou 43%;

·       O desmate na Amazônia ainda é gigantesco: 9 mil km2;

·       As mortes de índios em comunidades yanomamis foi de 363 (em 2023), contra 343 (2022);

·       Greve nos órgãos de fiscalização desde janeiro e queda nos autos de infração na Amazônia (de 70% a 90%). Criminosos estão agindo impunemente e emissões de licenças para obras estão paralisadas.

·       Ainda há muito dinheiro público investido para subsidiar combustíveis fósseis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário