Só em Março/2024, foram criadas 244.315 vagas formais de trabalho ou +26% (com carteira assinada). Considerando o período de janeiro a março/2024, foram 719.033 novos empregos. Neste 1º trimestre, a taxa de desemprego ficou em 7,9% ou 8,6 milhões de brasileiros ainda buscando trabalho no país (a menor para o período desde 2014). Porém, no meio do caminho, uma pedra: a taxa básica de juros (Selic) ainda está em 10,75% ao ano. Aumentar seu ritmo de corte é o grande desafio da política fiscal inclusiva do Governo Lula.
A renda dos brasileiros subiu +1,5% na comparação trimestral e +4% na comparação anual. O rendimento médio é de R$ 3.123,00 por mês. 38 milhões de trabalhadores estão com emprego formal.
Mercado de trabalho aquecido é sinônimo de consumo favorável. Entretanto, o embate é na arena do Comitê de Política Monetária (Copom), onde ocorre a luta de controle da inflação. Logo, está bem clara uma das pautas prioritárias do jogo da direita – a credibilidade da política fiscal do Governo, jogando contra ela pela fome da inflação.
Enfim, qual será a trajetória dos juros
nos EUA? As eleições municipais trarão bons resultados paras as metas fiscais
do Governo Lula a longo prazo, isto é, para os próximos anos no país?
Nenhum comentário:
Postar um comentário