Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

Arquivos do blog

quinta-feira, 9 de maio de 2024

Impactos econômicos no Sul.

Desastre afeta mais de 80% da atividade econômica no RS.

- perdas na agricultura;

- dificuldade logística para escoar produtos e insumos;

- multiplica impactos em diversos setores.

- 67% dos municípios foram atingidos;

- empresas com dependências comprometidas;

- danos gigantescos de capital;

- afeta todas as cadeias econômicas do estado;

- “vai permitir medidas de flexibilização como adoção do teletrabalho (home office), antecipação de férias individuais e coletivas, adoção de banco de horas e feriados prolongados... Sem passar por acordo com sindicatos de trabalhadores e com previsão até dezembro”.

- O RS representa de 6% a 7% do PIB brasileiro e é importante produtor de arroz, soja e farelo de soja. Na indústria, responde por fatia relevante da produção nacional de calçados e móveis.

- Lula autoriza a importação de até 1 milhão de toneladas de arroz (o RS responde por 70% da produção nacional de arroz).

- Setor automotivo: produção nacional de veículos;

- Setor têxtil: cerca de 60% da produção têxtil do estado foi afetada.

- Cerca de 20% da produção de arroz ainda não foi colhida, e parte deve se perder.

- Soja. O estado é o segundo maior produtor de soja e o terceiro maior de farelo de soja do Brasil.

- Prejuízo de uns R$ 12 milhões na produção de milho.

- Carnes. O estado tem produção relevante de proteína animal (5% do abate de bovinos), sobretudo suínos (17% do abate nacional), frangos (13%) e ovos.

- industrial moveleira teme falta de insumos.

- O setor de calçados é forte no Estado.

- Varejo. O estado é responsável por 7% das vendas no varejo brasileiro e cerca de 6% do volume no comércio eletrônico do país.

·       O Rio Grande do Sul tem 18 barragens. 11 delas apresentam anomalias que não comprometem a segurança a curto prazo. Porém, 6 estão sob risco de ruptura iminente, o que exige providências urgentes para preservar vidas e evitar destruição. A outra exige providências para manutenção da segurança. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário