Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

Arquivos do blog

quinta-feira, 25 de abril de 2024

O negócio político das Plataformas.

 TSE determina: plataformas são corresponsáveis pelo que publicam.

Google decidiu vetar a publicidade de cunho político no Brasil a partir de maio até as eleições municipais de outubro.

Nos serviços da empresa, como buscador e YouTube, veremos menos conteúdo político-eleitoral (propaganda que versa sobre eleições, partidos políticos, federações e coligações, cargos eletivos, pessoas candidatas, propostas de governo, projetos de lei, exercício do direito ao voto e de outros direitos políticos ou matérias relacionadas ao processo eleitoral).

A decisão expõe a indisposição de plataformas digitais com a moderação de conteúdo e, assim, evitar responsabilização. As magnatas são: Facebook (que também administra o Instagram), ambos pertencem à Meta (dos R$ 36 milhões gastos com impulsionamento, R$ 31,7 milhões foram arrecadados pela empresa de Mark Zuckerberg); Adyen fintech (responsável pelo sistema de pagamentos da plataforma) e o Google. O Google Ads, por exemplo, é uma plataforma que prioriza o conteúdo exibido nas buscas do site, nas primeiras colocações ou em banners. E se expande para YouTube, Gmail e Google Maps

Essas empresas precisam investir para acompanhar os responsáveis, em tempo real, por conteúdos e valores de seus perfilhamentos (características dos grupos populacionais que compõem a audiência). Afinal, elas recebem muito dinheiro por conteúdos que promovem propaganda negativa (de outros candidatos) ou difunda dados falsos, notícias fraudulentas ou fatos notoriamente inverídicos ou gravemente descontextualizados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário