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São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
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"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

domingo, 7 de abril de 2024

Dilmeas da I.A.

 

Um dos temas mais importantes do momento é a Inteligência Artificial (I.A.). Ela é a área da tecnologia voltada à simulação da inteligência humana em máquinas. Já há concordância sobre seus problemas, mas não sobre os remédios a aplicar.

Um desses grandes problemas são as deepfakes, que vão de imagens desproporcionais a problemas nas legendas e ilustrações fantasiosas. E tudo vai passando sob a forma de piada entre cientistas...


Enquanto isso, ainda não existe um consenso sobre a regulação da IA no Brasil. O Senado deseja aprovar um PL sobre o tema, baseado no modelo europeu. O problema da importação amplia outro – o distanciamento da sociedade sobre o debate regulatório. Enquanto isso, o capitalismo se reinventa com grandes setores econômicos investindo na IA como estratégia de negócios e mais competitividade.

Enfim, “o projeto do Senado enfatiza aspecto temerário quanto à IA no país, em detrimento da adoção de diretrizes capazes de promover o desenvolvimento responsável da tecnologia. A regulação desproporcional pode acarretar o gasto excessivo de tempo e dinheiro para o cumprimento de regras complexas, em vez de promover o investimento em desenvolvimento tecnológico” (Relatório do TCU).

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