Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

Arquivos do blog

sexta-feira, 1 de março de 2024

Bolsonaro preso ou Lula reeleito?


O ato bolsonarista de 25 de fevereiro

·       Foi grande, é só ver a imagem – magnitude da manifestação;

·       Homenagem ao realismo;

·       No ato, não havia apenas fanáticos e golpistas, mas um contingente insatisfeito com o governo;

·       Ao Inelegível, resta-lhe a liberdade e as fotografias da paulista;

·       Em 2026, continuará havendo um eleitorado desgostoso com o rumo sectário da carruagem (mas, não haverá na urna um Bolsonaro a ser impedido de repetir ou replicar os desmandos);

·       Tucanos de alta e baixa plumagem encontram pouso no galo da MicoJoia. Misturaram-se aos urubus amarelos e, com bicos tortos, querem dar conselhos ao presidente eleito pelo povo brasileiro (o PSDB sempre foi elitista). Tarcísio está se revelando um belo tucano.  

·       Jornalistas de direita são órfãos da naufragada terceira via.

·       A melhora da economia não é mais suficiente para elevar o prestígio de um governo. Há uma clivagem social onde a extrema direita usa, em todo o mundo, para fragilizar a democracia.

·       A extrema direita usa métodos criminosos de oposição: fake e golpes.

·       Bolsonaro sempre teve uns 30% de eleitores fieis e quase foi reeleito mesmo com todos os absurdos que fazia e dizia. Não dá para negar seu populismo e alguma força política, que conseguiu eleger o governador de SP, o Tarcísio.

·       “Tem que contratar o DataMBL, que gosta dessas entrevistas em manifestações. Perguntar para a Senhora evangélica de verde-amarelo, com bandeira de Israel com pentagrama, que defende intervenção militar, que jura que sua urna eletrônica foi fraudada, que chora quando dizem que Moraes foi preso, que canta hino para pneu ao som de Vandré, e que foi recentemente proibida de levar placas pedindo AI-5: “a Senhora se considera golpista?”. Kkkkk

Lula

·       Dando sorte ao azar;

·       O povo da paulista, em sua maioria, não estava ali por insatisfação com o governo. 60% ali afirmavam que Lula não foi eleito. Ali estavam defendendo um golpista das acusações que o Estado de direito lhe fazem. Aquilo ali era uma massa de ditadura. Houve pesquisa com as pessoas que estavam na manifestação: 8 de 10 presentes disseram que o país vive numa ditadura de esquerda. Apoiaram a edição da GLO e acham que houve fraude na eleição. Ou seja, maioria presente teve viés golpista.

·       Elegeu-se por ínfima margem;

·       Não tem maioria na Câmara nem no Senado. Depende do fisiologismo (o mesmo que fez Bolsonaro quando entregou parte do Governo a Lira).

·       Precisa atrair ao menos parte de toda gente brasileira se quiser ser reeleito;

·       Precisa disponibilizar ouvidos e abrir os olhos para os ditames da realidade à sua volta se quiser ser reeleito;

·       Combate a essa gente que estava lá para defender o golpe;

·       Precisa atrair os insatisfeitos, se suas demandas forem compreendidas;

·       Ameaça retaliar deputados que assinaram um inútil pedido de impeachment;

·       Nem pode tratar com desprezo possíveis eleitores, pois a perspectiva é do quarto mandato;

·       Dos partidos brasileiros, o PT é o único com condições reais de se importar com o povão;

·       O bolsonarismo mostrou uma força inegável na manifestação na Avenida Paulista. Mas há sinais que revelam uma perda de vigor onde a extrema-direita sempre impressionou: na comunicação via redes sociais. Pergunta: “estava sabendo da manifestação”: 53% “sim” e 47% “não”. Menos de dois anos atrás isso era 69% “sim” e 30% “não”.

 

Bolsonaro preso ou Lula reeleito?

Um alimenta o outro e se adotam como adversários prediletos.

·       Qual terá sido mesmo o motivo da manifestação?

·       Os jornalistas só têm a perder com a extrema direita golpista no poder!

·       Parece importante já ir pensando na superação do candidato de Bolsonaro e o amplo domínio da extrema direita na internet em 2026 ou em 2030.

·       Em cena de combate político, perde-se ou se ganha, dependendo das escolhas feitas;

·       Lula pode perder votos se não retomar o prometido conceito de frente ampla;

·       As pessoas elegeram Lula por precisão, porque realmente queriam ver na Presidência o signatário da Carta aos Brasileiros.

·       A direita fala com aquelas senhoras que acham que os judeus são cristãos. Ela é o velho símbolo do Brasil que não dá certo, dos jagunços da velha elite do atraso, pessoas cuja única competência é lamber a bota dos patrões.

·       O mundo está louco. Todo mundo com visões distorcidas, cheios de intolerância.

·       Os formadores de opiniões tradicionais estão de ressaca ou fartos de si mesmos. Já os influencers, com seu português precário, estão cheios de achismos e pose, tão só.

·       É perdendo a noção da decência que se fabricam golpistas. Eles foram regados por anos.

·       O cuidado com a vaidade.

·       Como andam as atuais juventudes dos partidos políticos? Jovens de baixíssimo nível intelectual, não querem saber de política... A imensa maioria dos jovens brasileiros nem iria votar se não fosse obrigatório – preferem pagar a multa de 3$ a que perderem a manhã, indo votar.

·       Com a longevidade atual, limites foram ampliados. Além disso, a insensatez, insanidade e perversidade não têm idade limite. Lucidez é ampliada com o conhecimento e a experiência;

·       Um partido não pode ser de um homem só, pois quando ele sumir, o partido some.

·       A direita continua fazendo de tudo para inflar os problemas internos do Brasil e adoecer o país: epidemia de dengue, violência nas ruas, hospitais lotados, educação ruim, pais insatisfeitos com a política escolar, cidadãos ultrajados por empresas públicas e privadas, serviços públicos demorados, servidores insatisfeitos com os salários, impostos medonhos sobre o orçamento familiar, feminicídios, justiça precária, um Congresso voltado para o próprio umbigo... Quanto pior, melhor! Para eles...

·       É preciso ter coluna mais equilibrada: 1) a defesa de JB na Paulista representa um apoio direto ao golpe; 2) Não há como tolerar que deputados que estão na base do governo apoiem o impeachment do presidente; 3) O estado é laico; 4) Se há grupos que buscam transformar o governo em um puxadinho de suas respectivas igrejas, a população deve ser, sim, intolerante contra esse movimento;

·       O nosso país tem uma estrutura iníqua e Bolsonaro só fez piorar tudo. Quais as políticas da direita e da extrema-direita para superar a desigualdade, a pobreza e a iniquidade social em nosso país?

·       Gente fanática é um bando de golpistas que vive em uma realidade paralela, numa bolha, se alimentando sempre de fake news. Lula vai se reeleger atraindo novos eleitores pelos resultados desses 4 anos de governo. Se falhar, pode perder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário