Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

Arquivos do blog

segunda-feira, 4 de dezembro de 2023

Melhores para 2024.

 

·       Feminicídio no estado de SP: aumentou +18% (jan-out), 2022 (183 casos) contra 2023 (181). E quase sempre é marido, ex-marido, companheiro... O maior risco para as mulheres está ali, na pessoa ao lado próximo dela. Nem sempre uma mulher consegue reconhecer o perigo que está correndo dentro de um relacionamento. Afinal, muitas vezes a relação é feita de fases, com episódios de violência e declarações de arrependimento. Isso pode confundir a vítima e fazê-la minimizar o risco. A relação é saudável ou abusiva/danosa? Relacionamento não é conto de fadas, é coisa para adulto e muito séria. As redes de apoio à mulher precisam ser mais fortalecidas e equipadas: lugar para morar, creche para os filhos, ter trabalho, renda e formação, atendimento psicológico. Assistência social...

·       Em 1 década, o número de homicídios no Brasil caiu. Porém, os números ainda são alarmantes e as pessoas jovens e negras continuam sendo as maiores vítimas.





·       A saúde da população global está cada vez mais vulnerável a ondas de calor extremo, aos surtos de doenças e poluição do ar (só esta provoca a morte de 7 milhões de pessoas por ano! OMS).

·       1,8 milhão de habitantes da Faixa de Gaza já foram deslocados, cerca de 75% da população (ONU). Israel está dizendo para as pessoas fugirem, quando não há lugar seguro para ir nem maneira segura para chegar lá. 

·       Termina no fim deste mês o programa de renegociação de dívidas do GF (dívidas de até R$ 20 mil). Até agora, 7 milhões de brasileiros recorreram ao desenrola (a previsão era atingir 30 milhões nessa etapa). Tem direito a pessoa com renda até 2 salários mínimos ou inscrita no CadÚnico (para acesso a benefícios sociais do GF). Além das dívidas com bancos, podem ser renegociadas também dívidas com contas de água, energia elétrica, educação, feitas em lojas, entre outras. A dívida deve ter sido negativada entre (2019-2022). A conjuntura é: 1/3 dos consumidores brasileiros está com alguma conta atrasada. 24% dos consumidores gastam mais do que podem. 9% não vão pagar contas para comprar presentes de Natal. Enfim, cadê a disciplina, o autocontrole e o planejamento?

Nenhum comentário:

Postar um comentário