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Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

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segunda-feira, 6 de novembro de 2023

Diferença entre “Educação” e “Organização”.


A meta é diferente.

Educação é construção de consciência.

Organização é a sábia utilização dessa consciência construída para resolver um problema coletivo. 

O que tornam coisas iguais são as metas comuns. Qual é a melhor maneira de você unir os diferentes? Estabelecendo metas comuns. Do mesmo modo, a melhor maneira de você separar os iguais é estabelecendo metas diferentes.

- aí muita gente usa a organização para educar as pessoas. Ou usa a educação para organizar as pessoas.

- a organização educa. A educação organiza. Tanto em uma como na outra funciona como meio e não fim. 

- a educação possibilita a organização. Nós educamos e eles passam a ser organizados. O que fazemos não é treinamento técnico. Nós damos ênfase a formas de analisar, de se desempenhar, de se relacionar com as pessoas, mas isso é o que chamo de educação, não de organização. Educar é desenvolver a sensibilidade das pessoas, ajudá-las a crescer, ajudá-las a se tornarem capazes de analisar, ter noção do perigo, do confronto entre algumas tensões.

- resolver um problema comunitário pode ser a meta de organização. Mas resolver esse problema não pode ser a meta da educação. É por isso que eu não acho que organização e educação sejam a mesma coisa.

- Organização implica que existe uma meta específica, limitada, que precisa ser realizada, e o objetivo é realizar essa meta. Mas se a educação deve ser parte do processo, então é possível que você não consiga realmente resolver o problema, mas você educou uma porção de pessoas.

- “É por isso que eu digo que há uma diferença. Portanto, quando eu fui organizar um sindicato, tirei uma licença da Highlander. Eu não faria esse trabalho como membro do quadro de funcionários porque não acho que organizar e educar sejam a mesma coisa. A meta é diferente”.

- Organizadores têm o compromisso de alcançar uma meta limitada, específica, se ela levar ou não a uma mudança estrutural, se reforçar o sistema, ou se favorecer o jogo dos capitalistas.

- O problema se confunde porque muita gente usa a organização para transmitir um pouco de educação e acham que isso é dar poder às pessoas, porque isso é o que supostamente deveriam estar fazendo. Mas muitas vezes eles retiram o poder das pessoas nesse processo usando especialistas para lhes dizer o que fazer ao mesmo tempo em que aparentam estar dando poder às pessoas. Isso confunde a questão consideravelmente.

- Essa descrição de organizar é uma descrição daquilo que a maior parte da educação é. A maior parte da educação consiste em especificar um objetivo particular e atingir aquele objetivo independente de como funcione o processo. Isso é escolarização.

- Paulo Freire: “é impossível organizar sem educar e sem ser educado pelo próprio processo de organizar. Podemos aproveitar o processo de organizar para desenvolver um processo muito especial de educação. Quando estamos tentando organizar, é claro que temos de tentar mobilizar, porque a mobilização e a organização andam juntas. Mas no processo de mobilizar e, automaticamente, organizar descobrimos também, como em qualquer tipo de ação ou prática, que temos que nos tornar cada vez mais eficientes. Se você não estiver tentando ser eficiente ao organizar oficinas, as pessoas não responderão quando você as convidar no ano seguinte. Isso é, eficiência, sem ser um instrumento de escravização, é algo que é absolutamente necessário. Ineficiência tem a ver com a distância entre o que você faz e o que você gostaria de obter. Mobilizadores e organizadores devem estar bem seguros sobre a natureza educacional dessa prática. E a avaliação é importante. A pesquisa participativa também. Afinal, é preciso compreender algumas das questões que têm a ver com as expectativas e frustrações das pessoas.

Queríamos que fossem educadores além de organizadores. Em vez de ser apenas mobilizadores, queríamos que educassem as pessoas. Essas foram as pessoas que insistiram para ter um programa educacional em seus sindicatos. Quando tinham organizado o sindicato, imediatamente estabeleciam o programa educacional porque entendiam que isso era o papel de um sindicato, enquanto algumas das pessoas preferiam operar a partir do cume.

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