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São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
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"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

sexta-feira, 13 de outubro de 2023

Trajetória da Democracia.

 

- a ideia de democracia é uma ideia que ganha configuração no Ocidente. Ela é uma invenção Ocidental. Não é uma ideia oriental, asiática, do ponto de vista de ação política pública.

- a China adota uma prática confucionista, na qual é forte a noção de dever na tradição, e a lógica do indivíduo está conectada ao imediato da família.

- na Índia, em que vigora a noção de casta, a possibilidade de pensar a democracia alcança menos valor do que teve a independência. O que existe na prática é um país que conserva, ainda hoje, a organização por castas.

- Nem no seu próprio berço, no século V a.C., a democracia era valorizada como o foi depois. Por exemplo, para o filósofo Platão, a democracia era algo a ser evitado.

- No mundo romano até a República, a noção de democracia não ganha espaço, não se impõe. Patrícios e plebeus convivem, mas a noção de classe é mais forte: classe dos cavaleiros, dos seniores, dos juniores, e assim por diante.

- No mundo medieval no Ocidente, a noção de democracia evidentemente não viria à tona porque o que predomina é uma autocracia religiosa em grande parte e uma soberania que começará a ser ameaçada quando desponta o mundo do Renascimento, aquilo que se chamava de monarquia esclarecida.

- É a modernidade que vai trazer a democracia como possibilidade de um valor do indivíduo. Porém, é só a segunda metade do século XX que vai colocá-la como o horizonte e trazer a sua valorização. Nossa colonização começou em 1500 e até 1808 nem nação éramos ainda. Nossa Proclamação da República é de 1889. Quer dizer que há 134 anos alguém era propriedade de outro, e tem muita gente hoje que ainda o é... A primeira vez que todos os cidadãos, a partir de 16 anos, inclusive analfabetos, puderam votar de forma facultativa ou obrigatória no Brasil foi em 1989, graças às alterações introduzidas pela Constituição. Ou seja, nós tínhamos 489 anos sobre 523 de história quando o analfabeto pôde votar no país. Em 523 anos de história de cruz, pólvora e chicote, temos só 35 anos de democracia formal, certo? Se calcularmos a participação política da população ao longo de toda essa nossa trajetória, ela *não chega a 5% da história.*

- o que ainda é valioso lembrar sobre a democracia no Brasil? Os movimentos sociais, que contra a carestia, pela terra, entre outros. Vemos que o debate sobre propriedade no Brasil continua sendo feito só pelo MST, que ainda é um remanescente das discussões dos anos de 1960 e 1970 da Igreja Católica no Brasil. Os movimentos sociais trouxeram a necessidade de uma presença da democracia como igualdade de participação.  

- e a boa discussão hoje no campo democrático não é só a corrupção, mas a apuração. A informação sobre a corrupção, a indignação em vários níveis e, especialmente, a possibilidade de iluminá-la. A democracia, felizmente, se tornou um valor a ser protegido.

Enfim, isso significa o quê? Que estamos perdidos? Não, apenas é outro processo histórico. A democracia precisa ser universalizada! É preciso olhar o conjunto, analisar a realidade em perspectiva.

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