Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

Arquivos do blog

domingo, 3 de setembro de 2023

Bahia: notícias gerais.

 

·       Anos perdidos (de 2019 a 2022)... Conteúdos das narrativas anticiência causadores de danos, muitos irreparáveis. A ignorância ganhou uso político, e o aumento do número de organizações de perfil dogmático, se utilizando da internet para combater os métodos científicos, virou a principal arma de guerra com bombas implosivas.  

·       REFUGIADOS DO CLIMA. Muita gente será obrigada a deixar a própria casa no futuro. Mais de 200 milhões de pessoas tenham de sair dos lugares onde vivem até 2050, por causa de eventos climáticos extremos, como tempestades, incêndios ou temperaturas altas demais (os chamados “refugiados do clima”). Vide o Sul do Brasil. O lixo que vai para os rios e contribui para as enchentes ou que invade os oceanos e mata os animais marinhos, o excesso de carros que polui o ar, a falta de árvores que aumenta a temperatura... 

·       Diante da dificuldade de conseguir financiamentos, micros e pequenos empresários estão usando (39%)... Cartão de crédito como modalidade de financiamento: juros de 445% a.a. para fazer investimentos. Recorrer ao cartão de crédito para alimentar o sonho do negócio próprio e conseguir crescer. 

·       Humor com consciência: fazer rir, mas também provocar reflexões. Com piadas bem humoradas e muita consciência racial... Desmistifica muitas questões e desfaz preconceitos com esse humor conscientizado. Conseguir brincar e falar do nosso povo. Uma personagem que vai se humanizando cada vez mais, até mais do que os humanos. Questões que enfrentamos dentro e fora do zap, do teatro e do trabalho (valorização da aparência, intolerância religiosa, racismo). Abordar situações diversas vivida na profissão e na vida pessoal. A graça de uma forma elegante. Sempre em transformação, cada vez mais com mais histórias para dividir. Transformar a agressividade em humor didático, que nos ensino muito. Além de ser anti ignorância, saber lutar e se defender. Debochar da hipocrisia das pessoas e tocar em temas importantes com muita elegância. Trazer muito conhecimento e referências, para conscientizar a todos. A representação do bom humor, presente na nossa natureza humana. Enfim, às vezes, a combinação de comédia e sátira é o único caminho. Se evitarmos a sátira, podemos rapidamente cair em um tipo de empatia que não é aceitável. Por exemplo, Pinochet se veste bem de vampiro, pois nunca enfrentou a justiça, viveu e morreu em liberdade e, na verdade, muito rico. Essa imunidade o tornou infernal. 

·       Lei 13.718, publicada em Setembro de 2018, portanto em vigor há 5 anos, tipifica o crime de Importunação Sexual, definido como “praticar contra alguém e sem a sua anuência ato libidinoso com o objetivo de satisfazer a própria lascívia ou a de terceiro. O crime prevê pena de reculsão de 1 a 5 anos, mas a prisão raramente acontece. As situações acabam sendo constrangedoras, por imperícia nas situações de importunação. 

·       O cidadão anda esgotado com tantas queixas e insatisfações sobre prestação de serviço de Saúde pública e privada no Brasil. Houve uma migração de usuários atendidos pela medicina suplementar para o SUS, visto que os Planos de Saúde, que devem ser regulados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), estão ditando as regras do jogo. Nos últimos 5 anos, mais de 80% dos consumidores viram o valor de seus planos coletivos aumentarem bem mais que os planos individuais.

·       Lutas revolucionárias nas cidades em tempos de ditadura (tempos de tragédias e violência). Tempos da idade da inocência, das grandes descobertas, dos sonhos coloridos, e arriscados. As amizades profundas têm um quê de eternidade – é o único momento para mim a pensar nesse tempo sem fim. Combatente da luta pela memória e verdade. Unidos no combate por um Brasil onde haja terra, liberdade e pão. E com todos os erros, e a história não tem linha reta, aqueles militantes deixaram um rastro forte de dignidade, e semearam sonhos. A nós, cabe honrar tais sonhos. 

·       Reconhecimento facial auxilia prisões. O Brasil tem ao menos 195 projetos que utilizam o reconhecimento facial (RF) para ações de segurança pública, sendo que iniciativas desse tipo foram identificadas em todos os estados brasileiros. Atualmente, 81 cidades da Bahia utilizam o sistema de reconhecimento facial e o objetivo é expandir ainda mais essa tecnologia. Hoje, a Bahia conta com mais de 20 Centros Integrados de Comunicações (Cicom) localizados em municípios do interior. Roubo, tráfico de drogas, homicídio. Sem nenhum disparo de arma de fogo, sem nenhum erro... Quase 80% dos foragidos capturados respondem por roubo, 30% tráfico de drogas e 30% ou 20% homicídio.

·       41% das empresas brasileiras já adotam a AI. Otimizar tempo e garantir um diferencial competitivo, velocidade e assertividade, traduzir um idioma, busca e reunião de informações, otimização do tempo, posts para as redes sociais, ideias de pautas, simulação de sugestões e pessoas dando suas ideias, analisar e humanizar o resultado...

·       As ferramentas não vão substituir o homem. Elas vêm para ajudar. Ainda é necessário criar, tomar decisões, ter o ‘feeling’. As características humanas são essenciais. “Entre os principais benefícios, estão a eficiência operacional, que automatiza tarefas rotineiras, a capacidade de tomar decisões mais acuradas com base em análises de grandes volumes de dados apresentados de maneira clara e concisa. A AI contribui ainda para a redução de erros e potencializa a competitividade”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário