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São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
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"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

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sexta-feira, 8 de setembro de 2023

Agir e saber conscientes para a construção histórica.

 

O ser humano, diferentemente dos demais seres vivos, é capaz de aprender e ensinar e, com isso, construir um mundo que seja de interesse das diversas comunidades, grupos sociais e da sociedade. Nesse sentido, o papel de educadores e educadoras é fundamental no desafio de unir a educação com a construção de um mundo mais justo e democrático.

É através do trabalho que o ser humano é capaz de transformar a natureza para construir bens materiais e culturais necessários à sua vida. Tal forma de agir humano no mundo construiu a história da humanidade; por isso, é necessário que cada um seja responsável e livre para agir conscientemente nesse fazer histórico.

A ação humana deve ser baseada em valores, na ação coletiva, com foco no bem comum da humanidade. Deve ser baseada também no diálogo construtivo entre as pessoas, de forma horizontal, respeitando cada um em sua diversidade de pensamento e comportamento.

Visto assim, então como produzir um agir e um saber conscientes que permitam fazer com que as populações construam a sua história? Reconhecendo na vida das pessoas, no seu conhecimento e no agir, o ponto de partida e de chegada. Por isso, todo processo educativo deve partir da realidade de cada uma das pessoas envolvidas nesse processo, realidade essa que deve ser levada ao diálogo com outras pessoas, servindo de base para a análise dos problemas e para a construção de propostas para sua superação.

Porém, partir da realidade não só identificando os temas de interesse de cada coletividade, mas ir além, saber como elas são vividas, partir da interpretação delas sobre os fatos, que é a base para qualquer processo de diálogo e construção coletiva de conhecimentos por meio de círculos de cultura. 

Enfim, é nesse movimento que se constrói a vida no mundo e sua história.

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