Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

Arquivos do blog

domingo, 17 de setembro de 2023

A epidemia de cesárias no Brasil.

 Cesarianas são 39,8% dos partos realizados na rede pública da Bahia (Dados: Sesab). 

Número está acima do considerado aceitável pela OMS (que recomenda apenas 15%), mas estado está à frente do país (que tem 57,7% de partos cirúrgicos – Dados: Ministério da Saúde). Até julho deste ano 60,17% dos partos na Bahia e 56,14% em Salvador foram naturais. Hoje, só na rede estadual, há 22 unidades que realizam partos (7 só na capital). Entre 2010 e 2023, o Estado investiu mais de R$ 254 milhões no reforço da assistência. Foram 05 novas maternidades, 02 CPNs, uma Casa da Gestante, Bebê e Puérpera, e um Hospital Materno-Infantil. Enfim, o número de naturais supera as cesáreas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário