Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

Arquivos do blog

terça-feira, 20 de junho de 2023

Base fiel, eis a questão!

Após Lula entrar na articulação, governo libera R$ 2,4 bi em emendas às vésperas de votações. Transferência de dinheiro público para atender redutos eleitorais de deputados e senadores. Afinal, estão em mira votações importantes para o Executivo:  o novo arcabouço fiscal.

“O governo vem pagando e se organizando melhor nas últimas semanas. São gestos que vão concretizando a consolidação de uma base. O clima voltou a ser de construção”. 

Democraticamente eleito, Lula teve que enfrentar logo de cara uma tentativa de golpe e logo a reconstrução das instituições democráticas. Foi rápido e certeiro na restauração de importantes políticas sociais (valorização do salário mínimo, novo Bolsa Família, retomada do Minha Casa Minha Vida, o relançamento do Mais Médicos e do Farmácia Popular). E não só aqui dentro, Lula precisou atentar para a recuperação do protagonismo do Brasil no cenário internacional. 

Vale ainda destacar: 

·       O cenário geopolítico e tecnológico impõe o desafio de construção de uma neoindustrialização, fortalecendo cadeias produtivas estratégicas em setores com vantagens competitivas como saúde, agricultura, energia, comunicações e defesa. Nesse processo, o BNDES será fundamental.

·       O ambiente macroeconômico tem melhorado significativamente, com a competente iniciativa do novo marco fiscal e com a pauta estratégica e desafiadora da reforma tributária. Os primeiros resultados foram a desaceleração da inflação, o abrasileiramente do preço dos combustíveis e a redução do preço dos alimentos.

·       Nas políticas ambientais, retomamos as ações de enfrentamento a desmatamento e narcogarimpo e a priorização da preservação da floresta em pé, com a geração de emprego e renda nos territórios. Merece destaque a retomada do Fundo Amazônia, gerenciado pelo BNDES. 

Enfim, os números mostram que é mais difícil se alinhar com gente honesta e voltada à distribuição de renda. Gente que tem como mote o desenvolvimento econômico, social e ambiental. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário