Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

Arquivos do blog

quarta-feira, 31 de maio de 2023

Contaminação do pescado da Amazônia.

Contaminação de peixes pelo garimpo ilegal ameaça a saúde da população em estados amazônicos (do Norte).

- 01 em 05 peixes consumidos na região está contaminado (17 municípios em 6 estados da Amazônia = 21,3% dos peixes têm nível de mercúrio acima do limite seguro). Os outros 3 estados que compõem a Amazônia Legal não foram pesquisados.

- o mercúrio utilizado para separar a areia do ouro é descartado nos rios pelo garimpo ilegal.

- entre as capitais analisadas, Rio Branco apresentou o maior potencial de contaminação, que chega até 31x acima do recomendado, entre crianças de 2 a 4 anos de idade. E até 9x nas mulheres em idade fértil.

- o mercúrio utilizado no garimpo provoca lesões neurológicas importantes que afetam o desenvolvimento das crianças e comprometem as futuras gerações da Amazônia.

Enfim, a contaminação do pescado da Amazônia é uma questão de saúde pública. Está aí uma consequência direta do garimpo ilegal. Estamos falando de crianças que terão dificuldades na escola, que terão problemas para acessar a universidade, consequentes carências em ter bons empregos e todo esse processo acentuará as desigualdades históricas que estão instaladas na Amazônia, acentuando a pobreza. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário