Lula é o presidente que enfrentou as piores crises em poucas semanas à frente do Palácio do Planalto. Basta citar os atos golpistas de 8 de janeiro e a morte de indígenas na reserva ianomâmi. Além do mais, lida com a herança devastadora de desmontes e retrocessos recentes do Governo Bozo, com um país ainda polarizado e uma extrema-direita fascista, destilando ódio à democracia, às minorias e aos mais pobres.
Ainda assim, ‘União e Reconstrução’! Nosso presidente resgata, acertadamente, programas sociais que nem precisam de uma nova embalagem para elencar o mérito que têm na história do país (eis a sua principal marca de 100 dias de governo: resgatar programas focados nos mais pobres). Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), Mais Médicos (criado pela presidente Dilma Rousseff) e Água para Todos são alguns deles. Trata-se de políticas públicas extintas/desmobilizadas ou que foram apropriadas pelo desgoverno anterior, e que precisam ser retomadas. Depois virá a Classe Média, a Classe C (que ganha de 2 a 5 salários mínimos).
Governos democratas e sociais
vão nessa direção:
- fortalecem a democracia;
- fortalecem a eleições presidenciais
diretas;
- abraçam programas sociais que atendem
grávidas, mulheres de baixa renda e ações diversas de combate à miséria, à fome
e às desigualdades sociais;
- alimentam pacotes de estímulos a novos
empregos como frentes de trabalho nas áreas de saneamento e habitações
populares;
- investem em educação, com projetos de
melhoria da merenda escolar, infraestrutura das escolas, tecnologias e
laboratórios, materiais didáticos e valorização dos profissionais da educação,
etc.
- valorização dos servidores públicos e
dos serviços prestados à população (concursos públicos!);
- evitam privatizações e fortalecem o Estado Democrático de Direitos.
Enfim, a maior marca de Lula em seus 100 primeiros dias de novo Governo 3.0 é o resgate da Democracia no país! O Brasil voltou a ter equilíbrio e saúde institucional. A vida voltou ao foco da política, lugar onde ela está e nunca deveria ter saído. Cem dias de vida do Governo tem a grande marca de SEM o fascista no poder! Que nunca mais volte!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário