Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

Arquivos do blog

domingo, 5 de março de 2023

Uber e 99: serviço de mototáxi.

As empresas de aplicativos de transporte Uber e 99 anunciaram, no início do ano, que passariam a oferecer serviço de mototáxi nas duas maiores cidades do país.

- é preciso elaborar estudos consistentes para embasar decisões (quais serão os impactos no trânsito e no sistema de saúde?);

- a regulamentação deve colocar segurança em primeiro lugar;

- “Essas empresas visam somente ao lucro, sem prestar as devidas contrapartidas aos trabalhadores e órgãos públicos”.

- A Uber disse que seu serviço de transporte de passageiro em motos começou em Aracaju em novembro de 2020 e funciona em 160 municípios brasileiros; e a 99 dez que 1,3 milhão já usa a modalidade (há muita demanda pelas motos como transporte complementar para deslocamento com origem ou destino em terminais de ônibus, trens e metrô).

- O serviço desempenha papel relevante para a sociedade: ocupação para muitos brasileiros, ampliação da oferta de meios de deslocamento; a concorrência funciona em prol do consumidor;

- A chegada das empresas mexeu com o mercado, obrigando taxistas a melhorar o serviço e a praticar tarifas mais competitivas.

Enfim, e a questão ambiental? Não seria mais democrático e sustentável investir em transporte coletivo? Afinal, em nome da liberdade individual o clima do planeta vem sofrendo as pressões com a emissão de gases poluentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário