Pirraça
Quanto mais você fala pra não fazer, aí que a desgraça faz mesmo.
Essa pirraça tem um nome: “Efeito Bumerangue” (bate e volta). Trata-se de um viés cognitivo em que a pessoa diante de uma mensagem sente-se tentada a tomar a atitude contrária. Quanto menor for a chance de nos sentirmos em uma situação do tipo "lute ou fuja", melhor é a nossa receptividade à mensagem.
Exemplos:
1. Já foi constatado
que as pessoas respondem melhor a um "por
favor, jogue o seu lixo na lixeira" do que a um "não jogue lixo aqui!".
2. Sabe aquela
placa pedindo "não pise na grama" e os seus pés imediatamente começam
a coçar, como se dissessem "por favor, por favor, por favor: pise na
grama"? Aí quando você olha está todo mundo no jardim...
3. E o pai que diz ao filho que é hora de ir dormir e este logo começa a correr em círculos pela casa, como se todo o seu estoque de energia do ano tivesse acabado de ser reabastecido?
Assim, é preciso ficar esperto! Baseado nesse gatilho cerebral inverso, decisões podem ser criadas para terem efeito contrário no campo do adversário. É isso mesmo! Decisões contrárias podem vir a serem benéficas, assim como, decisões benéficas podem ter efeito contrário.
E ele está sendo muito usado nessas campanhas. Vejamos alguns
exemplos:
·
Infiltrados
no PT podem disseminar fake News sobre Bolsonaro para depois acusar o partido
no TSE de ataques falsos. Um levantamento mostrou que o TSE recebeu 87 pedidos para
remover postagens. Atendera 5 dos 6 feitos pela campanha de Bolsonaro; e 35 dos
67 supostamente feitos por aliados de Lula.
·
A
mídia, a pretexto de zelar pelos valores democráticos, acaba exercendo o papel
de censor, deteriorando a mesma democracia que se pôs a salvar.
· A justiça, a pretexto de rigor no combate à desinformação, acaba interferindo de forma excessiva.
Enfim, na arena digital a campanha negativa
rola solta, com um forte potencial de dano na nossa capacidade de votar. Então,
por favor, vote por um Brasil melhor do que esse que vivemos.
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