Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

Arquivos do blog

sexta-feira, 21 de outubro de 2022

Efeito Bumerangue

Pirraça

Quanto mais você fala pra não fazer, aí que a desgraça faz mesmo.

Essa pirraça tem um nome: “Efeito Bumerangue” (bate e volta). Trata-se de um viés cognitivo em que a pessoa diante de uma mensagem sente-se tentada a tomar a atitude contrária. Quanto menor for a chance de nos sentirmos em uma situação do tipo "lute ou fuja", melhor é a nossa receptividade à mensagem.

Exemplos:

1.     Já foi constatado que as pessoas respondem melhor a um "por favor, jogue o seu lixo na lixeira" do que a um "não jogue lixo aqui!".

2.     Sabe aquela placa pedindo "não pise na grama" e os seus pés imediatamente começam a coçar, como se dissessem "por favor, por favor, por favor: pise na grama"? Aí quando você olha está todo mundo no jardim...

3.     E o pai que diz ao filho que é hora de ir dormir e este logo começa a correr em círculos pela casa, como se todo o seu estoque de energia do ano tivesse acabado de ser reabastecido?

Assim, é preciso ficar esperto! Baseado nesse gatilho cerebral inverso, decisões podem ser criadas para terem efeito contrário no campo do adversário. É isso mesmo! Decisões contrárias podem vir a serem benéficas, assim como, decisões benéficas podem ter efeito contrário. 

E ele está sendo muito usado nessas campanhas. Vejamos alguns exemplos:

·       Infiltrados no PT podem disseminar fake News sobre Bolsonaro para depois acusar o partido no TSE de ataques falsos. Um levantamento mostrou que o TSE recebeu 87 pedidos para remover postagens. Atendera 5 dos 6 feitos pela campanha de Bolsonaro; e 35 dos 67 supostamente feitos por aliados de Lula.

·       A mídia, a pretexto de zelar pelos valores democráticos, acaba exercendo o papel de censor, deteriorando a mesma democracia que se pôs a salvar.

·       A justiça, a pretexto de rigor no combate à desinformação, acaba interferindo de forma excessiva.

Enfim, na arena digital a campanha negativa rola solta, com um forte potencial de dano na nossa capacidade de votar. Então, por favor, vote por um Brasil melhor do que esse que vivemos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário