Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

Arquivos do blog

sábado, 1 de outubro de 2022

1º e 2º turnos

 Dizem por aí que 1º turno é disputa rasa e polarizada de quem é menos corrupto e mais populista. E que é o 2º turno que realmente permite o debate aprofundado de programas e projetos para um Brasil melhor para todos. Em outras palavras, que 1º turno é para votar no melhor e 2º turno, no menos pior. Que primeiro turno, vota-se com o coração; no segundo, com a razão. Voto é aproximação com ideias e sentimentos; visão política e histórica.

Tá bom! Essa teoria é dez, mas a prática é zero. Embora o argumento seja louvável, o caminho que levou a ele é inadequado. Fosse outro contexto político e outros candidatos, até faria sentido alongar a campanha eleitoral. Acontece que a experiência já retirou toda e qualquer necessidade de refazer as contas e tirar a prova do que é evidentemente imprestável e do que é possível.

A tirada de um 1º turno faz o candidato sair mais independente e forte para governar; num eventual 2º turno, negociações de apoios resultam em muitas concessões que corrompem os planos originais e a autonomia do candidato. 

Seja votar com o coração ou com a alma, votar no candidato que falou mais de suas ideias, mas também de seus sentimentos, história e expectativas... É nítida a diferença de compromisso democrático entre os dois principais contendores.

Enfim, já está mais do que claro o retrocesso do Jair e a esperança do Lula. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário