Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

Arquivos do blog

terça-feira, 2 de agosto de 2022

O sumiço das carnes no prato dos brasileiros.

 Neste ano, o consumo médio de carne bovina no Brasil deve ser o mais baixo em quase 3 décadas.- o pico do consumo foi 16 anos atrás, em 2006, quando o brasileiro consumia na média 42,8 kg/pessoa. A projeção para este ano de 2022 é de 24,8 kg.

 - Explicações:

1. A inflação acumulada aqui no país de jan. 2018 a jul. 2021 foi de IPCA: 28,8%. Já a inflação da carne bovina nesse mesmo período foi de 78,5%. Carne de aves: 71,4% e carne suína: 48,3%. Tudo o que sobe acima da inflação média o consumidor corta.

2. A alta do dólar e a demanda das exportações tem privilegiado o mercado externo. Afinal, todo o mundo quer consumir um pouco mais de carne vermelha. É uma tendência global.

Enquanto isso, em julho/2022 as exportações brasileiras mais uma vez superaram as importações (uma balança comercial de +US$ 5,4 bi). O Brasil gasta mais importando fertilizantes, trigo e centeio e exporta soja, milho e café (itens agropecuários). De jan. a jul. deste ano, já se tem um superávit de +US$ 39,6 bi.




·       Um dado que revela como poucos o empobrecimento dos brasileiros. O consumo de carne bovina pelas famílias deve cair em 2022 ao menor patamar em 26 anos. Fruto de uma crise econômica persistente, que tem como ingrediente relevante uma inflação que continua muito alta, que dá razão para o BC só elevar a taxa básica de juros ao maior nível em 6 anos!

- mais de 60 milhões de brasileiros enfrentam algum tipo de insegurança alimentar (ONU). Praticamente 1/3 da população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário