Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

quarta-feira, 4 de maio de 2022

O impacto da falta de saneamento na vida de mulheres brasileiras.

 1 em cada 4 mulheres não tem acesso à água tratada em casa (ou não é abastecida com regularidade).

- O número de brasileiras que vivem em áreas sem coleta de esgoto subiu +53,9% (entre 2016/2019). E o de mulheres que moram em casa sem banheiro +56,3%.

- A desigualdade de gênero está presente em todos os aspectos da vida da mulher.

- O impacto é na saúde, mais faltas ao trabalho e à escola, comprometendo a qualidade de vida e o próprio desenvolvimento pessoal.

- A pobreza e a falta de saneamento são barreiras para a higiene adequada. Sem água tratada uma parcela maior do orçamento fica comprometida, dificultando a compra de produtos de higiene pessoal. O impacto é +36% maior em relação a mulheres com renda maior. Isso agrava a “pobreza menstrual” = a dificuldade de acesso a itens básicos, como absorventes (abre mão de uma outra coisa para ter que comprar).

- A falta de saneamento contribui para muitos problemas. Garantir o acesso a ele ajudaria na solução: a universalização dos serviços poderia tirar 18 milhões de mulheres de uma situação de pobreza para outra de maior competitividade, reduzindo o número de horas de afastamento do trabalho e de estudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário