Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

Arquivos do blog

quinta-feira, 28 de abril de 2022

Pesando mais para quem ganha menos.

A meta pra inflação neste ano no Brasil é de 3,5%. Mas, o mês de abril sozinho já tem metade desse percentual (1,73%). O teto da meta é de 5%, mas estamos acima do dobro disso, com a inflação em 12,03%! O pior que a dose do remédio para esse mal já está alta. Os juros básicos da economia estão no maior patamar em 5 anos! Uma combinação de problemas aqui dentro do país e lá fora contribuem para essa alta da gasolina, do transporte, os alimentos... O botijão de gás sozinho já leva 10% do salário mínimo, enquanto não se acha óleo de cozinha por menos de R$ 10,00. Enfim, quem mais sofre são as famílias mais pobres, já tão castigadas pelo desemprego e pela queda na renda. 

·         O aumento do diesel impacta dentro e fora das cancelas das fazendas.

·         Da cancela pra dentro. A alta dos combustíveis preocupa os produtores rurais porque a maior parte do maquinário usa o combustível para operar dentro das fazendas (do plantio, irrigação à colheita). Logo, se sobe-se o preço do diesel, caem-se os lucros do produtor. Em 2 anos, o aumento do combustível foi de +97,94%.

·         Da cancela pra fora. 65% do transporte de cargas no Brasil passam pelas rodovias. Assim, os caminhões que trazem os insumos até as propriedades e levam as riquezas produzidas nos campos até os portos e polos de distribuição também usam o óleo diesel. Daí preço do frete aumentar constantemente. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário