Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

Arquivos do blog

domingo, 9 de maio de 2021

As técnicas do Boi 777.

 As técnicas do Boi 777: o pacote tecnológico que usa a ferramenta mais adequada para dada situação – genética, inseminação artificial, comida no cocho, divisão de piquetes e mão de obra.

- acelerar o animal, tornando-o produtivo, para chegar ao abate em 24 meses (e fazer a novilha parir aos 24 meses, a “precocinha”). Isso mesmo, uma vaca com 24 meses de idade e uma bezerra no pé, que também ficará prenha aos 24 meses de idade. Enquanto o animal estaria com a primeira gestação, ele já está na segunda e com a próxima no pé (precocidade e funcionalidade). É o que se tem de mais avançado e moderno na parte de cria da pecuária.

- Para que a precocinha consiga tal façanha, ela precisa emprenhar pela primeira vez aos 14/16 meses. E com o peso aproximado de 280 kg. Para atingir esses índices, usa-se um hormônio para antecipar o cio e também muita comida no cocho.

- Esse conceito de boi desafia o criador a conseguir em cada uma das etapas de CRIA, RECRIA e ENGORDA, totalizando 21 arrobas num prazo de 2 anos.

- O pecuarista, de alguma forma, terá que aplicar mais tecnologia na sua fazenda.

- cada arroba (@) corresponde a 15 kg. No caso da criação de gado de corte ela é calculada sem o peso do sangue, do couro e das vísceras. De um boi vivo, por exemplo, carne e osso equivalem de 50% a 56% do animal – essa é a chamada carcaça, o produto que o pecuarista negocia em arroba com o frigorífico.

- quanto se gasta e como se gasta?

- a pecuária de corte tradicional vem perdendo rendimentos ao longo dos anos. O custo de produção vem aumentando ano após ano, enquanto o valor relativo da arroba vem caindo. Antes, quando se vendia um boi, sobrava um lucro líquido de 50%. Hoje, é de 10% a 13%. Apertou a conta! É preciso se moldar à realidade de hoje.

- com a margem de lucro, o caminho é fazer da criação, uma atividade cada vez mais profissional.

- um boi bem criado no campo impulsiona a venda para diversos mercados. E isso facilita as negociações com o frigorífico, que por sua vez consegue atender os requisitos dos compradores.

- hoje a qualidade entrou no jogo. O boi vale quanto ele pesa e vale também o que se entrega. O animal de maior qualidade vale mais.

- A China compra animais de 30 meses abaixo, a mesma exigência da Arábia Saudita.

- para a carne atingir o padrão de qualidade exigido pelo frigorífico, o trabalho nas fazendas dura pelo menos 2 anos.

- o mundo da pecuária de corte está dividido em 3 grandes grupos de produção, que correspondem às fases da vida dos animais:

1ª) CRIA (7@ em 8 meses – infância): do nascimento até a desmama do bezerro; Aqui a vaca ganha importância, pois a meta é uma boa cria (melhorar a performance das fêmeas). No lugar do touro, a inseminação artificial, aumentando a velocidade de ganho genético em características, tais como: ganho de peso, conversão alimentar (o animal transforma o que come em carne, de forma mais eficiente), qualidade de carcaça (um produto mais macio e saboroso) e precocidade.

2ª) RECRIA (7@ em quase 1 ano - adolescência): começa quando o bezerro é separado da vaca, e prepara o gado para o último momento, antes do abate; o desafio da recria é dar continuidade ao ganho de peso que os animais alcançaram depois da cria. É preciso evitar o “efeito sanfona”, o tal engorda e emagrece, o terror da pecuária. Logo, a marca dessa fase é manter o ritmo de crescimento dos animais. A palavra é suplementação (é uma sequência que torna a ração obrigatória como complemento de proteínas, energia, minerais e vitaminas). A quantidade de cada ingrediente e o peso total disponível no coxo, que varia com a qualidade do lote e as metas do criador. De um modo geral, a fase da recria pode ser considerada a adolescência do animal. A recria é a etapa mais longa da criação. Dá um foco na adubação e no manejo mais afinado para garantir pasto farto (sai do extensivo para o intensivo). Pasto + suplementação proteica energética.

3ª) ENGORDA (7@ em 100 dias num sistema de semi-confinamento à base de pasto + ração):  acabamento de carcaça. De um boi vivo, por exemplo, carne e osso equivalem de 50% a 56% do animal. Entrega-se um boi mais bem acabado e cuidado. Antes você engordava dano o alimento na percepção do olho, hoje é tudo sob medida. Assim, o animal chega a ganhar 1,7 Kg/animal/dia. O ganho dele compensa o gasto. O sucesso da engorda é uma continuação do sucesso das etapas anteriores.

- as estimativas hoje do rebanho brasileiro que adota algum tipo de tecnologia e estratégia de suplementação está na ordem de 25% do rebanho. Tanto é que nossa produtividade média não chega a 5 arrobas por hectare/ano.

- Como a tecnologia pode melhorar a Criação de Gado?

- 1 boi de 21 arrobas aos 2 anos de idade! Muito peso para pouco tempo!!!

- técnicas modernas que ajudam o criador de gado a aumentar a produtividade do seu rebanho. O trabalho envolve todas as etapas da criação:

a)      o Brasil é o maior criador de gado comercial do planeta!

b)      A cadeia produtiva da carne no Brasil movimenta por ano...

c)      Para modernizar a pecuária o produtor gasta mais, só que os custos são compensado pelo maior giro de animais na propriedade.

d)     O cálculo é feito por hectare e não por animal.

Enfim, quando você acostuma com algo melhor é muito mais difícil voltar. Antigamente você vendia o boi, hoje não, hoje se vende a carcaça do boi. É uma eficiência que vem como uma somatória de fatores – genéticos, manejo, alimentação e equipamentos. Tudo para viabilizar carne de qualidade. O que mais manda no pacote é a gestão. Cada um na sua velocidade e no seu ritmo. A pecuária exige evolução para quiser investir nessa atividade.















Nenhum comentário:

Postar um comentário