Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

Arquivos do blog

quarta-feira, 7 de abril de 2021

EDUCAÇÃO: Relatório da Comissão da Câmara.

Estamos na maior crise que a educação já viveu no último século!

Um relatório da Câmara dos Deputados sobre os trabalhos do Ministério da Educação identificou uma redução nos investimentos durante a Pandemia. Exatamente quando aumentou a dificuldade de acesso dos estudantes mais pobres.

Num ano em que a Pandemia levou cidades a fechar escolas e adotar o Ensino Remoto, o Programa Educação Conectada do MEC, que tem o objetivo de ampliar a conexão de internet nas escolas, teve menos da metade das verbas do ano anterior (quando não havia pandemia).

Em 2020, o Governo também reduziu a verba de investimento em infraestrutura das escolas, que poderia ter financiado reformas e novos equipamentos para a retomada das aulas.


Também houve corte na Educação Superior (em 2020), na ordem de mais de R$ 134 milhões na verba de apoio a Universidades Federais. O Governo reduziu até os recursos repassados a Estados e Municípios para a preparação do ENEM/2020.


Também houve problema na gestão interna do próprio MEC, como a pouca experiência da Equipe. Os atuais ocupantes de cargos estratégicos do MEC são menos qualificados do que os de gestões anteriores. Por isso estamos assistindo a uma deterioração da capacidade de ação do MEC.

Se no meio de uma Pandemia e da clara necessidade de se fazer investimentos, nenhum passo mais concreto foi dado, quando é então que isso vai acontecer? 


Nenhum comentário:

Postar um comentário