Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

Arquivos do blog

sábado, 24 de abril de 2021

Censo Demográfico adiado 2020/2021.

A verba destinada ao Censo sofreu sucessivos cortes no Governo de Jair Bolsonaro:

Há risco da pesquisa não ser feita nem em 2022!

É uma operação que visita todos os domicílios brasileiros – são mais de 70 milhões de domicílios. Ele faz uma radiografia do país: revela quantos somos e como vivemos. Sem a atualização dessas informações, sobretudo com os impactos da pandemia em todos os setores das nossas vidas, a elaboração de políticas públicas e a distribuição de recursos podem ficar comprometidas.

Os dados do Censo afetam diretamente a vida do cidadão. Afinal, ele é fundamental para apontar a redistribuição do dinheiro aos municípios, para se saber o tamanho da pobreza no país e como ela se manifesta (que aponta o dimensionamento do Bolsa Família) e em todas as áreas de políticas públicas (Educação, Saneamento, Habitação), por exemplo, quantas crianças precisarão de escolas nos próximos anos, etc. Até planejar campanhas futuras de vacinação das crianças, dos adultos e dos idosos (é preciso ter conhecimento da estrutura etária do país para liberar a logística de distribuição das vacinas, vai fazer isso como? Com dados de 2010?). Tudo isso depende de dados que o Censo pode dar.

Sem informações fidedignas, não há como ter implementação séria de políticas públicas. Enfim, o Censo é essencial para o enfrentamento da Pandemia. Por isso mesmo não tem prioridade para Bolsonaro.

O Ministério da Economia reafirmou que não há previsão orçamentária para o Censo Demográfico. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário