Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

sábado, 1 de junho de 2019

Exemplo 2: “A maior floresta tropical do mundo!”.


Quanto pesa toda a vegetação da Floresta Amazônica?

Um novo mapeamento foi capaz de produzir imagens de todos os ângulos da maior Floresta Tropical do mundo. Além da copa das árvores, as imagens são capazes de gerar dados sobre o tamanho das folhas, dos galhos, dos troncos e o relevo do solo. Agora se tem uma base de dados gigantesca que permite até o cálculo da biomassa da Floresta Amazônica, ou seja, quanto pesa toda essa vegetação.

Metade de todo esse material existente na floresta é carbono, que as árvores absorvem para se desenvolver. Com o corte da mata, esse carbono é liberado, reage com o ar e se transforma em dióxido de carbono (CO2), o gás forma uma espécie de cobertura no Globo Terrestre e provoca o aquecimento do planeta (muito calor e fumaça).

No caso do Brasil, 42% de toda a poluição que pode influenciar o clima é consequência do desmatamento. É o dobro do que todo o setor de energia produz (que inclui a queima de combustíveis fósseis pela frota de veículos em geral) e é 9x mais do que produz todo o setor industrial brasileiro.

A última estimativa de desmatamento da Amazônia feita pelo Inpe, entre agosto de 2017 e julho de 2018, indica que houve uma perda de 7.900 km2 de floresta (isso é 5x o tamanho da cidade de SP!). A taxa mais alta desde 2008!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário