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São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
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"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

sábado, 1 de junho de 2019

Exemplo 1: “Terras Raras”.


Estados Unidos de olho nas chamadas “terras raras” do Brasil.

Guerra comercial entre China e EUA ganha mais um capítulo. China ameaça diminuir acesso de americanos a "terras raras" – grupo de 17 minérios importantíssimos utilizados na indústria da tecnologia (equipamentos como drones, veículos espaciais, satélites, turbinas de aviões, armas militares, motores de carros elétricos, Smartfones, etc.). 80% desses minérios que abastecem a indústria americana saem da China.

Depois da China, o Brasil tem, ao lado do Vietnã, a segunda maior reserva desses minérios, mas não está entre os maiores produtores, fica na 9ª posição, com apenas 1000 toneladas por ano. Agora, 03 empresas americanas estão construindo fábricas de processamento de “terras raras” – uma será inaugurada no ano que vem, e a outra só no ano de 2022.



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