Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

sábado, 25 de agosto de 2018

Filme 01: As aventuras do Barão Münchausen.


“Num mundo sem fantasia não há lugar para mim”.
Amalucado e extravagante, mentiroso e egocêntrico, é um filme para quem gosta de aventuras e ama o mundo da fantasia. Já velho, o aristocrata Barão precisa encontrar e reunir os antigos companheiros de aventuras, espalhados pelo mundo, para liderar a resistência aos moradores cidade onde mora a criança, cercada e bombardeada pelos turcos. As aventuras incluem um passeio com um balão feito de calcinhas femininas, uma viagem à Lua, encontros com o deus Vulcano, um flerte romântico com Vênus e até uma passagem pelo ventre de um monstro marinho.

Seu tema central é a dualidade razão x fantasia, com ênfase na importância desta última para a sobrevivência sadia em um mundo decadente. Temos no protagonismo um sujeito aparentemente louco, que enfrenta a tudo e a todos por um objetivo que parece racionalmente impossível, mas cuja fé na fantasia termina por superar as barreiras e vencer no final.

Merece destaque a personagem que funciona como centro emocional do enredo – uma menina, com espírito aventureiro e senso aguçado de fantasia – e um objetivo dramático que funciona como fio condutor para a série de aventuras do barão.

Ele é tão verdadeiro ao contar suas mentiras que fica bom. O barão conta todas as suas aventuras, uma mais absurda que a outra, mas sempre com muitos detalhes. E ai de quem duvide da honestidade dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário