Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Animais Fantásticos e Onde Habitam

Adorei aprender nesse filme o sentido da palavra “Obliviar”. Trata-se de uma magia adulta que vou dominando ou que me domina a cada dia. Mas, aviso logo, é um universo mágico apresentado de forma leve, meio arrastada, cômica e que deseja a diversão. Não basta ter animais na sua mala. Você precisa controlá-los e saber o que pode ou não fazer com eles, dependendo da situação. Enfim, se o Sol é para as flores o que a magia é para a humanidade, então vale a pena resgatar o ser humano comum ou trouxa que nunca soube muita coisa sobre esse universo.
- Existem alguns debates argumentativos, como: magia usar ou não usar; confiar em quem em mundo de poderes ilimitados? Uma amizade vale mais que se safar de uma dada situação? Como enfrentar vilões terríveis e não perder a humanidade que há em todos os trouxas ou não trouxas? Em meio a isso temos pontuações sobre família, preconceito, ambição e descobertas de paixões.
- Nova York com uma maleta repleta de animais mágicos. Após uma confusão, alguns bichos acabam soltos na cidade e o bruxo é obrigado a capturá-los antes que causem algum mal.
- Depois de uma troca de bagagens entre Newt (o protagonista que é um magizoologista, pessoa que cuida de animais com alguns poderes) e Jacob (um homem simples com o sonho de tocar uma padaria), ambos vão sair por Nova Iorque caçando criaturas mágicas além de provar que a ameaça que atinge a cidade não é de origem animal, mas sim humana. Com isso, Newt e Jacob não são uma dupla de aventureiros, mas sim dois cômicos em apuros.
- O longa aborda temas como medo do desconhecido, repressão, fanatismo religioso e demonstra uma importante preocupação com representatividade ao colocar uma mulher negra no posto de presidente da comunidade mágica.
- A história se passa nos EUA dos anos 1920. Com isso, a década de 1930 para o filme carrega consigo um sentimento de inocência e ingenuidade. Com isso, é mostrada uma Nova York mágica tomada pela burocracia (um passado culturalmente conservador). O diretor constrói um filme muito mais leve em que as ameaças estão num nível controlável, como se tudo estivesse no alcance dos personagens na tela.
- Aborda também, projetos de diferenciação total entre magos e no-majs (como os americanos chamam os trouxas), alguns pendendo para o radicalismo, pregando um massacre aos humanos comuns, e outros bem mais moderados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário