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“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

domingo, 24 de abril de 2016

(Parte I) - Unidades utilizadas em Química: cálculos químicos (2º Ano).

Neilton Lima
Professor de Química.

Olá, pessoal!


Nossa Química vai rolar por aqui, também! Através do seu celular ou computador você poderá acessar as informações mais importantes das nossas aulas e revisar os conteúdos. Bons estudos!!!

Nosso primeiro assunto, "Como medir as substâncias e seus átomos e moléculas?", começou abordando as grandezas físicas: volume, massa e numerosidade

Será que uma água mineral é pura? Se "pura" for entendido como "limpa" ou "potável", talvez seja. Mas, no campo da Química, a água mineral é "uma solução aquosa de vários solutos diferentes". Leia no rótulo a variedade de solutos que estão diluídos nessa simples água. 
Sendo assim, será preciso compreendermos alguns conceitos. Vejamos: 

Dicionário de Conceitos de Química:

¢  Misturas heterogêneas: apresentam duas ou mais fases, ou seja, porções com propriedades distintas.
¢  Misturas homogêneas (ou Soluções): apresentam uma única fase, ou seja, têm as mesmas propriedades em todos os seus pontos.
¢  Solução: qualquer mistura homogênea. A propriedade que a substância tem de misturar-se ou dissolver-se a outra. Pode ser líquida, gasosa ou sólida.
Ex1: um pouco de açúcar ou sal bem dissolvidos na água em uma só fase (solução aquosa de açúcar ou sal).
Ex2: A preparação de um refresco: produto em pó dissolvido em água, seguindo a orientação da embalagem sobre a quantidade exata.

¢  Solução aquosa: solução preparada com o solvente água.
¢  Solvente: quando uma substância é capaz de dissolver outra.
Ex1: A quantidade adequada de água para o preparo de um refresco.
¢  Soluto: a substância que é dissolvida num solvente, a fim de fazer uma solução.
Ex1: O pó da embalagem de um refresco.

¢  Concentração comum de uma solução (C): expressa a massa qualquer de um soluto (mg, g, kg, t etc.) presente num certo volume qualquer de solução (cm3, mL, dm3, L, m3 etc.).
Importante: o volume que se leva em conta aqui nessa definição não é o volume de solvente usado para fazer a solução, mas sim o volume da solução (já com seu soluto diluído).
Ex1: Em um refresco com o sabor desejado, há uma determinada concentração do soluto. No refresco “aguado”, essa concentração é menor, e no refresco “forte” ela é maior.
Esquematizando tudo o que foi dito, resumiríamos assim: 

Isso significa que, ao trabalhar com misturas e soluções, os químicos precisam usar unidades de medidas
Grandezas Físicas – volume, massa e numerosidade.
  Grandeza: tudo o que podemos medir. É um atributo (característica) de algo do universo físico que pode ser medido de alguma forma. Toda grandeza é representada por um número seguido de uma unidade de medida (de comprimento, volume, massa, tempo, entre outras).
  Além do volume e da massa, o químico utiliza a numerosidade (é o conjunto de várias unidades que usamos no dia a dia: saco, lata, dúzia, litro, copo, unidades...) como outra importante grandeza. Mas, nem sempre ela é apropriada. Da mesma maneira, para os químicos, é inviável contar átomos ou moléculas. Eles geralmente trabalham medindo massas.
  Nos cálculos de quantidades de substâncias, envolvidas em reações químicas, é fundamental estabelecer as quantidades numéricas dos constituintes que estão reagindo para a determinação da porção dos produtos a serem formados.
Até aqui, já poderíamos tirar boas razões ou bons motivos para aprender cálculos químicos:
1. O remédio pode se transformar em veneno, e vice-versa;
2. Você pode salvar ou perder vida (preparando um medicamento); 
3. Evitar fraudes (adulteração de combustíveis, por exemplo);
4. Evitar desperdícios, danos econômicos, sociais e ambientais. 

Vejamos então uma possível situação bem concreta do cotidiano...
A solução pode ser encontrada com uma simples regra de três
Podemos então levantar alguns questionamentos dessa situação: 
1. Como preparar cuidadosamente uma solução?
2. Como transformar unidades de medida de massa e volume? 
Moral da História: 
Conclusão tirada desse estudo.

¢  É de suma importância saber a correta interpretação de informações contidas em rótulos que expressam concentração de soluções. Se, no rótulo de um frasco que contém uma solução aquosa, existe a informação de que ela é 50g/L, isso deve ser interpretado como: existem 50 g de soluto em cada litro de solução.
¢  Como esse valor de 50g/L equivale à presença de 50 mg de soluto em cada mililitro de solução, assim também podemos dizer que a concentração da solução é 50mg/mL. 
Sabendo disso pessoal, por isso pedi o seguinte trabalho ou pesquisa individual: "Desenhe as três Unidades de Medida de MASSA, VOLUME  e COMPRIMENTO, com seus submúltiplos e múltiplos". Bem, a maioria de vocês me apresentou o seguinte esquema: 

Mas, eu mesmo elaborei uma outra forma de explicar e entender tais transformações. Vamos tomar a UNIDADE DE MEDIDA DE MASSA como base:  

Bem, cabe então duas conclusões importantes para encerrarmos com alguns exercícios que fizemos em sala. 
1ª)
2ª)

Vamos aos exercícios: 
GABARITO: 
01. A
02. E
03. D
  04. C  


Aquele Abraço!

Neilton Lima
Professor de Química.
















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