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A Didática não é um conjunto de técnicas, mas
uma área do conhecimento que procura fazer a mediação entre a teoria
educacional e a prática em sala de aula.
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A motivação do aluno pode vir da percepção de
que o professor ama o que faz. “É incrível como ele consegue fazer a gente
entender, como junta as coisas da vida com as coisas da disciplina”. São aulas
organizadas e planejadas. Tem facilidade para ouvir os alunos. Varia as
estratégias dependendo do conteúdo. “Não se estressa por bobagem”. Quando
ocorre algum problema, tipo indisciplina, ele ouve, reflete e age, mas sem
fazer escândalo.
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O
trabalho docente se faz na interface entre o desenvolvimento da prática
(conhecimento tácito) e o aprofundamento teórico. O aprofundamento
teórico é essencial para uma ação reflexiva, de qualidade superior, e é preciso
cuidado para não cair em nenhum dos extremos: o praticismo e
o teoricismo.
A teoria e a prática se articulam o tempo todo, embora nem sempre as
percebamos.
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O
praticismo reduz a formação do
professor apenas à prática e nega-lhe a possibilidade de ser um intelectual da educação e coloca-o apenas no papel de
executor de atividades pensadas e programadas por sistemas de ensino, leis,
autores, etc.
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Na
área da educação, a Didática é uma área essencial para o aprofundamento
teórico. Ela é “uma área que tem como especificidade o
estudo da prática pedagógica” e se ocupa do
processo ensino-aprendizagem.
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Há
uma grande importância da formação docente. O professor deve ir além do domínio
de conteúdo e a Didática tem um papel fundamental nisso.
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Definições
de Didática. Na Antiguidade até o século XIX o método de ensino era a memorização (a compreensão era quase desnecessária). Há várias concepções de Didática que foram sendo construídas no decorrer dos tempos e de acordo com as necessidades e condições da sociedade em cada época.
1.
A
Didática é
uma disciplina teórico-prática que pretende subsidiar o professor “em
todos os elementos constitutivos da dinâmica escolar, quais sejam: a reflexão pedagógica necessária à
implementação de um projeto educativo, com suas concepções explicitadas através de seus planejamentos e efetivadas através de sua dinâmica cotidiana” (MELO; URBANETZ, 2008, p. 152).
2.
A
Didática é a
arte de ensinar.
3.
É
uma disciplina técnica, e que tem como objetivo
específico a técnica de ensino.
4. É
o estudo das teorias de ensino e de aprendizagem aplicadas ao processo
educativo que se realiza na escola, bem como dos resultados obtidos.
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Vários
filósofos e educadores se dedicaram ao estudo de novos métodos de ensino com
ênfase na compreensão:
- Sócrates (século V a.C.): teoria baseada
na refutação (fazer o discípulo admitir sua ignorância) e na maiêutica
(refletir e reformular suas próprias respostas). O saber não é uma transmissão,
mas uma descoberta própria. Ou seja, partia do erro para o acerto.
- João Amos Comenius (século XVII): didática é a
arte de ensinar tudo a todos. Em 1632, apresentou 5 princípios para o ensino:
1. o aluno
aprende através dos sentidos (ver e tocar);
2. aplicar o
conteúdo ao dia a dia;
3. explicação da
origem dos fenômenos estudados;
4. explicar os
princípios gerais e somente depois os detalhes;
5. continuar o
conteúdo somente após a compreensão total do aluno.
- Heinrich Pestalozzi (século XVIII): o indivíduo
nasce bom e as influências do ambiente interferiam na formação do seu caráter. Portanto,
a educação era um agente natural transformador da sociedade. Características do
seu método:
1. apresentava o
conhecimento por seus elementos simples e concretos, para estimular a
compreensão;
2. utilizava o
processo de observação ou percepção pelos sentidos, denominado de intuição;
3. fixava o
conhecimento tendo como base a observação;
- Jhon Frederik Herbart (século XIX): baseou seu
trabalho em Pestalozzi, de quem foi discípulo. O ser humano não é bom nem mau,
mas desenvolve-se num sentido ou no outro a partir das influências externas.
Sua característica é a assimilação. A função da escola é ajudar o aluno a se
desenvolver:
1. do contato
com a natureza, através da experiência;
2. do contato
com a sociedade, através do convívio social.
- John Dewey (século XX): a escola teria
que trabalhar em coletivo se baseando na cooperação, pois o homem tem uma
necessidade social que o obriga a ser cooperativo.
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O
estudo da Didática é essencial ao professor e objetiva que ele compreenda o fenômeno educativo de maneira ampliada e
possa tomar decisões adequadas aos
propósitos que ele defende.
Muito bom, excelente, tinha feito um trabalho acadêmico sobre didática aplicada a enfermagem e faltava conteúdo para concluir, aqui eu encontrei a chave e até os elementos contextuais para minhas considerações finais no trabalho, parabém, contribuiu muito.
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