Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

domingo, 23 de agosto de 2015

Os brasileiros estão, cada vez mais, com excesso de peso!

A cada 10 pessoas, 06 estão com excesso de peso.
O IBGE detecta um perigo para a saúde dos brasileiros: já temos mais de 80 milhões de pessoas acima do peso ideal. Em 01 década, o número de brasileiros acima do peso ideal deu um salto: são 82 milhões de adultos.

Entre elas, os mais preocupantes: os obesos. Eles já são 01 em cada 05 no país. A causa desse aumento é o abandono da dieta tradicional dos brasileiros – baseada em arroz, feijão e um desses itens: carne, ovo, peixe ou frango (com alguma verdura ou legume). E o consumo em excesso de alimentos industrializados. 

O Brasil que até há 10 ou 15 anos estava numa situação relativamente privilegiada com 10% ou 15% de obesidade, deve ter 01 em cada 03 brasileiros obeso em até 2020 (daqui a 05 anos). Nós chegaremos na situação atual dos EUA, um dos líderes mundiais em obesidade. Esse futuro traz uma série de doenças, como diabetes, doenças do coração e atrites. E tem mais:

- o excesso de peso aumenta com a idade – primeiro nos homens, em que mais da metade já tem problemas com a balança (25-29 anos);

- o tempo passa, e as mulheres ultrapassam (dos 35-44 anos, nessa idade a proporção de mulheres fora do peso é maior do que a dos homens).



Nenhum comentário:

Postar um comentário