Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

terça-feira, 14 de julho de 2015

Se o bife não está bom, que tal dá uma olhada no frango?

Tendências dos mercados do Brasil: o preço faz a carne virar artigo de luxo na comparação com o frango (o que não quer dizer que comer frango esteja mais barato, pois o seu preço também subiu). Fazia 11 anos que a diferença de preços entre os dois produtos não ficava tão grande (na grande SP, com o dinheiro para comprar 1kg de carne bovina dá para comprar 3kg de carne aviária). Nesse momento no Brasil nenhum outro item pesa tanto na alimentação do brasileiro quanto a carne bovina. Como o preço da carne está alto, as pessoas acabam procurando carnes alternativas mais baratas. Assim, a carne de 2ª fica mais cara e aquele corte mais sofisticado do boi tende a virar artigo de luxo. É a antiga regra de mercado – oferta e demanda. O mundo tem consumido mais carne, mas o Brasil está produzindo menos. Ou seja, a demanda por carne bovina cresceu mais rapidamente do que a demanda por frango.




Nenhum comentário:

Postar um comentário