Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

segunda-feira, 13 de julho de 2015

Crise também é oportunidade: as profissões à prova de colapso.

A oferta de vagas em cursos técnicos de nível médio no Brasil aumentou 55% em 05 anos. Mesmo assim, ainda não é o suficiente. O mercado encontra-se carente e é promissor para esses profissionais.

Mas, só os técnicos com boa formação... Isso mesmo! É gente que não veio de escolas regulares, nem de universidades. Eles estão na contramão do momento difícil da Economia Brasileira, pois, para eles, o mercado ainda abre vagas. Tanto é que nos quatro primeiros meses deste ano (2015) a procura por esses profissionais cresceu 15% (em relação a 2014).

Procurar na qualificação uma arma contra o desemprego ajuda a encontrar vaga sim! A categoria que ainda não foi abatida pela crise no emprego é o profissional dos cursos técnicos. Mas, não é para todo mundo nem todos os cursos. São vagas para os técnicos em eletrônica, mecatrônica e mecânica (o tipo de profissional que pode trabalhar na indústria automotiva, de alimentos, no setor de serviços e no comércio).

Entre os 07 cargos mais procurados este ano, temos o técnico em eletroeletrônica e eletrotécnica. São profissões curinga, que tem de especial um “saber fazer” que consegue circular no mercado de trabalho mesmo em momento de crise. Além de saber escolher a área certa (formação), tem que se qualificar (atualização e inovação). Outras competências importantes: saber outro idioma, saber trabalhar em equipe, ter um bom relacionamento interpessoal, entre outras competências.
Crise também é oportunidade. Mas, não está assim tão fácil conseguir uma vaga em um curso técnico de qualidade. Aliás, o Governo Federal reduziu o número de vagas no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico – o PRONATEC. No ano passado (2014) eram 03 milhões de vagas; neste ano (2015) é apenas 01 milhão (1/3). Mas, ainda falta qualidade nos cursos e lugar para todo mundo em sala de aula. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário