Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

segunda-feira, 22 de junho de 2015

Café Conilon... A produtividade dos cafezais surpreendeu!

Em Rondônia, a colheita do café Conilon está terminando com um resultado maior nessa safra. É que os produtores apostaram em uma nova cultivar, desenvolvida pela EMBRAPA. Foram 20 anos de pesquisa. O campo experimental foi no centro-oeste de Rondônia, Ouro Preto do Oeste, está o resultado de um trabalho que começou com 153 clones de várias regiões de Rondônia. 15 foram selecionados até chegar ao “BRS Ouro Preto” – uma cultivária adaptada às condições da região. O grão tem todas as características de uma variedade boa: arquitetura de planta, uniformidade de maturação, tamanho do grão e adaptação ao clima. A média tradicional de 18 sacas por hectare na região saltou para 70 sacas por hectare com o novo grão geneticamente modificado (com manejo adequado e sem irrigação). Com irrigação, pode ultrapassar as 100 sacas. E o crescimento da produção não significa aumento da área plantada (pelo contrário, reduziu de 150 mil/ha para 100 mil/ha, pois aprenderam a fazer o plantio de forma condensada, com pés mais próximos e aproveitar melhor o espaço, além de render a outras tecnologias: cultivo clonal como foi dito, poda de formação e condução, manejo da adubação e irrigação). Essa é a nova aposta para incrementar o setor ainda mais lá em Rondônia. O estado é o 2º maior produtor de Conilon do país, só perdendo para o Espírito Santo. A saca de 60kg do Café Conilon está em torno de R$ 258,00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário