Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

domingo, 3 de maio de 2015

33. Ê meu povo, vida de gado, segura aí que vem notícia ruim: Seca no nosso Nordeste...

Apesar das últimas chuvas (uma quase despedida), a maior parte concentrada, nosso Nordeste vem passando por uma seca prolongada, também desigual e desregular. Em alguns lugares, não chove praticamente faz 04 anos. A Paraíba é um exemplo, lugar onde fica, cada vez mais difícil, a vida do agricultor sertanejo. 

Sabemos que a seca faz parte do clima semi-árido nordestino. Normalmente chove durante 04 meses e os outros 08 sem chover. O problema é que nos últimos 04 anos (chuvas normais e abaixo da média histórica, com alta irregularidade) não tem chovido direito nesse 1/3 do ano, chamado de "estação das águas". Isso tem prejudicado mais as reservas hídricas e a agricultura da região. A consequência é que as reservas de água no subsolo não estão recuperadas, nem encheu os reservatórios.

A irregularidade das chuvas fez com que alguns estados ficassem em pior situação (veja no mapa quais são eles). Essa semana, o número de municípios nordestinos já em situação de emergência subiu de 659 para 862. De 2011 para cá, cerca de 7 milhões de animais morreram. Falta água e comida para alimentar os rebanhos, e seus donos também!

O pior é que a situação das "águas" vai até o final de maio agora, no máximo até o começo de junho (depois daí, não costuma chover mais nada no sertão do Nordeste - período normal de estiagem). A meteorologia avisa que até lá deve chover abaixo da média em toda a região que está sofrendo com essa seca (que já perdura braba há 04 anos). Assim, a situação que já é ruim pode ficar ainda pior até o final do ano! Logo, a hora de encontrar formas de auxílio e de agir é AGORA! O que fazer, meu Deus?

Nenhum comentário:

Postar um comentário