Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

domingo, 3 de maio de 2015

32. Carne tipo Exportação: essa é para lá de especial...

Quando a carne não atinge o nível de qualidade exigido, a gente come!

O Brasil tem o 2º maior rebanho bovino do mundo! Só entre vacas de corte e de leite, são mais de 200 milhões de cabeças!!! Nossa produção de carne é de 10 milhões de toneladas por ano. 80% são consumidos no mercado interno (o restante é exportado para vários países). Só para a Europa vão 120 mil toneladas, um dos mercados mais exigentes. Eles pagam até 20% mais pelas carnes de alta qualidade. É um mercado muito disputado, por isso foi dividido em cotas (Cota Hilton), distribuídas entre vários países exportadores. A cota do Brasil é de 10 mil toneladas por ano. Mas, até hoje, não conseguimos exportar nem a metade da cota. O principal motivo são as barreiras estabelecidas para a carne brasileira.

E tem mais, os europeus só compram carne de machos, com menos de 30 meses de idade, pesando no mínimo 16 @ (@ = 15 Kg). Os animais têm que ser rastreados desde a desmama e engordados a pasto. Bois de confinamento não entram na Cota Hilton. O problema é que, nossas pastagens, na sua grande maioria, são de baixa qualidade (mesmo verde, a produtividade do capim é baixa, o que exigiria mais área por cabeça, 1 cabeça por hectare, com o capim fraco, o boi vai precisar de mais de 40 meses para atingir as 16 arrobas exigidas pelos europeus).

O trabalho exige alta tecnologia, manejo de pastagens, recursos naturais de qualidade, sem utilização de hormônios e antibióticos. É a Lei da exportação que pede e exige isso! O monitoramento é individual e total de cada cabeça do bicho. Apesar da boa oportunidade de mercado para as carnes especiais, somente 1.600 fazendas do país inteiro conseguiram se cadastrar para a disputar a Cota Hilton. Você estaria interessado em participar desse mercado? 

Os europeus já foram os principais importadores de carne bovina do Brasil. Hoje, estão em 5º lugar na lista de nossos clientes. O motivo principal são as exigências sanitárias e de manejo feitas por eles, principalmente para as carnes de alta qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário