Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

quinta-feira, 30 de abril de 2015

31. O Agronegócio Brasileiro...

Produção de alimentos, proteção da Natureza, geração de riquezas e paz... São alguns dos sonhos dos nossos trabalhadores do campo, pesquisadores e agricultores. Que eles se transformem em realidade. O Brasil agradece, e o Planeta também!  

Estamos hoje em 1º lugar na produção global de: soja, café, laranja, carne bovina, açúcar e etanol de cana de açúcar. Estamos também entre os maiores produtores do mundo de: frango, milho, porco, algodão e por aí afora.

As principais mudanças da nossa agropecuária brasileira durante as últimas 05 décadas: mudou o jeito de produzir, a tecnologia melhorou e com ela a produtividade das lavouras e criações se multiplicaram.
1.      A expansão das áreas de plantio;
2.      A devastação do cerrado;
3.      Novas tecnologias e mecanização;
4.      Mudança de perfil dos agricultores e trabalhadores do campo;
5.      A nova postura dos produtores em relação ao meio ambiente.

O Brasil se transformou em um dos países maiores produtores de alimentos do mundo! Um dos polos mais dinâmicos da agricultura do nosso país é Mato Grosso. Somando todas as cadeias produtivas, fazendas, agroindústrias e serviços o agronegócio brasileiro representa hoje nada menos que 23% da economia do país – um verdadeiro gigantismo da agricultura brasileira.

Como o Brasil, de agricultura tradicional, se transformou numa potência moderna do agronegócio? A agropecuária passou a ocupar maior espaço no país, ampliando sua área de produtividade (com forte crescimento na região Centro-Oeste).

A produção agrícola brasileira explodiu com a tecnologia. O salto de produtividade graças à tecnologia vem de uma agropecuária intensiva: menos área e maior produção.

O que mudou na relação entre agricultores e natureza? O que se pode esperar do nosso campo para os próximos 50 anos? Nas últimas décadas o Brasil rural consolidou uma rede de agroindústrias: a laranja passou a virar suco, o algodão atraiu indústrias de tecido, o eucalipto e o pino alavancaram a produção de papel e celulose. E mesmo as velhas usinas de cana que antes faziam apenas açúcar, passaram a fabricar também etanol e energia elétrica com o bagaço. Muitas agroindústrias foram atraídas pela produção de soja (beneficiamento da soja) que não vira apenas óleo, mas junto com o milho, farelo (para ração animal), o que gerou uma cadeia produtiva de frango.

Ao longo das últimas 05 décadas a produção de carne de porco e carne bovina se multiplicou x 5,5; e a produção comercial de frango se tornou x 700 maior. Hoje, as cadeias de boi, porco e frango produzem o suficiente para abastecer todo o mercado interno e a exportação cresceu muito. Em 1965 a agropecuária brasileira registrou exportações de US$ 1,3 bilhão. Hoje, os negócios com o exterior deram um salto e se multiplicaram por 10 x mais! O Brasil já é, hoje, um dos maiores exportadores de alimentos do mundo (e essa liderança só deve aumentar daqui para a frente)!

A população tende a crescer em regiões do planeta que não têm mais como elevar de maneira significativa sua produção de alimentos, principalmente a Ásia. E os países provedores terão que fortalecer sua posição. O Brasil quer ganhar ainda mais ganhos de eficiência e produtividade para fazer frente a essa demanda do mundo. A questão é: será possível alimentar o mundo com respeito ao meio ambiente? Estamos falando de queimadas, poluição de rios, contaminação de solos, emissão de gases na atmosfera, desmatamento...

O desafio para o futuro é produzir usando cada vez menos os recursos naturais (Natureza); muita ciência e tecnologia a serviço do coletivo e do meio ambiente; e que o nosso Nordeste se equipare ao Sul do país; que o emprego abra portas de oportunidades para todos; alimentar as famílias pelo mundo sem deixar morrer de fome as nossas famílias brasileiras; fortalecer nossa posição de provedores de alimentos, mas contribuindo para construir um mundo de paz...












Nenhum comentário:

Postar um comentário