Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

Arquivos do blog

quinta-feira, 2 de abril de 2015

CRÍTICA Nº 07: Bagatela dos Produtos Brasileiros...

Nem o dólar alto, com valorização de +39,5% em um ano, vem compensando a queda na receita das commodities, em 2015. O dólar caro é a esperança dos exportadores de recuperar a capacidade de competição lá fora, mas, vários produtos que o Brasil vende para o exterior estão com o preço baixando...  

Trata-se do preço das commodities (os vários produtos que o Brasil vende para o exterior e que representa cerca de 60% das exportações brasileiras) que está cada vez mais baixo. Ele vem despencando no mercado internacional: em março o preço do minério de ferro, a matéria-prima mais exportada, caiu -53,9% (em relação ao mesmo período do ano passado); assim como o barril do petróleo: - 50,8%; (e muitos dos nossos principais compradores estão passando pelas mesmas dificuldades – crescendo menos e reduzindo as importações).

Quando você tem uma retração da atividade econômica interna, naturalmente você busca o mercado externo para aumentar as exportações. Só que isso não existe no momento, pois na América do Sul como um todo, nosso mercado natural de exportação de commodities, está passando pelo mesmo problema do Brasil: redução das exportações e natural redução das importações (bens de capital e intermediários)! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário