Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

Arquivos do blog

quinta-feira, 2 de abril de 2015

CRÍTICA Nº 06: AMAZÔNIA S/A: o coração do Brasil!

São muitos os interesses...
O Rio Amazonas despeja 17 bilhões de toneladas de água por dia no Oceano Atlântico. É a maior Bacia Hidrográfica do mundo, a maior Biomassa Floresta do planeta e a maior concentração de Biodiversidade da Terra! Onde mais de 180 línguas nativas são faladas entre 400 milhões de árvores (convivendo ali povos indígenas, quilombolas, populações extrativistas, ribeirinhas e de coleta). Hoje representa 61% do território brasileiro (onde vivem 24 milhões de brasileiros que é mais da metade do território do Brasil). Nos próximos 06 anos a região receberá investimentos em infraestrutura na ordem de R$ 100 bilhões. Em breve, a Amazônia será o principal produtor brasileiro em minério, energia elétrica, soja, carne e madeira (itens estratégicos para o crescimento da economia do país). 

Hoje, 19% da floresta já foram desmatados (se atingir 40%, ela perderá suas características naturais de floresta, com forte impacto na distribuição de água, climas e alimentos). Cada copa de árvore chega a ter 10 mil espécies de insetos dentro dela, sem falar dos fungos e bactérias (“A floresta tem mais olhos do que folhas”). 01 árvore é capaz de evaporar mais de 1000 litros de água por dia na atmosfera. São 20 milhões de toneladas de água que a Amazônia evapora diariamente – um rio maior que o próprio rio Amazonas.

Entre tantas características principais da floresta, destacamos três:
1. Ela é uma “bomba d’água” do Atlântico;
2. Ela é anticiclônica;
3. Ela é distribuidora de chuvas pelos “rios voadores”.

As pressões sobre a floresta são muitas: grandes obras de infraestrutura, pecuária extensiva, grilagem de terra, extração ilegal de madeira, abertura e asfaltamento de estradas e até assentamentos da reforma agrária. E vindo do Sul, o agronegócio força os limites. É um desafio gerar conhecimento e tecnologia em Floresta Tropical. Como será ocupada e como se fará isso?

Você quer salvar a Amazônia? Comece em casa...
Boi, madeira e a posse da terra...

A nossa grande Floresta é ameaçada pela grilagem de terra e o comércio criminoso de madeira. Aliás, 80% da madeira tirada da Amazônia fica no Brasil. 70% da madeira que chega em São Paulo é de origem ilegal.

O ser humano sempre foi um exterminador de espécies. Nos últimos 45 anos, desmatamos quase 20% da Amazônia. Desenvolver a Amazônia pela agropecuária é uma conversa fiada para boi dormir.
São áreas públicas invadidas, desmatadas e transformadas em pasto e depois vendidas ilegalmente.

Respeitar a Natureza. Explorar nossas florestas com responsabilidade não é um ato de benevolência com os animais, mesmo porque eles não dependem de nós para sobreviver. Nós é que dependemos deles para a nossa existência. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário