Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

quarta-feira, 22 de abril de 2015

29. A energia que o país vai usar no futuro...

A Amazônia está num processo de urbanização muito acelerado – e eles não estão dispostos a pisar no freio não!
O Brasil vem investindo milhões de reais na Amazônia para isso (públicos e privados). Está prevista a criação de 92 represas nos próximos anos por lá (mapa 1). Qual será o impacto disso na vida das populações que tiram o sustento da grande floresta? Pois é... A Amazônia é o futuro do Brasil, ainda que mais da metade da população brasileira nunca tenha posto os pés por lá (inclusive eu). Estamos falando de estradas, hidroelétricas e muitos projetos de mineração (os principais focos de investimentos – mapa 2) que estão sugando a Amazônia para o funil da Economia brasileira. Nos próximos 06 anos a região receberá investimentos na ordem de R$ 100 bilhões que passará a fornecer ao Brasil itens estratégicos para a nossa economia: água, energia, minério, soja, carne e madeira.

Como uma fonte tão rica e abundante de recursos pode ser tão pobre, subdesenvolvida, com cidades precárias e infraestrutura muito aquém da sua importância estratégica para a economia e para o meio ambiente do Brasil e do mundo? Essa contradição faz com que cidades, onde apenas 15% da população têm esgoto.

A gente está com 73% e em breve chegaremos a 85% de pessoas morando nas cidades. Enquanto isso, para a Amazônia, resta a obrigação de produzir energia sem ganhar por sua comercialização. A Amazônia continua dando mais para o Brasil do que o Brasil para ela. No século XXI, ainda não percebemos que no casamento entre tradição e tecnologia o respeito ao passado é o melhor presente para o futuro. Não há nada mais moderno que o conhecimento tradicional produzido em rede e compartilhado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário