Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

domingo, 29 de março de 2015

10. Quais são os Elementos Químicos usados para fazer as moedas do Brasil? Como identificar as "cédulas verdadeiras" do Real?

Qual seria a composição de nosso dinheiro
O que faz as moedas serem tão resistentes? 

As moedas do Plano Real possuem em sua composição uma variedade de componentes químicos, entre eles estão: Ni, Aço (Fe + C), Bronze (Sn + Cu), podendo conter Cr.

As moedas são mais resistentes do que as cédulas. As notas são feitas com papel especial e as moedas são compostas por metais e ligas metálicas, ou seja, as notas ficam velhas e se rasgam com facilidade e as moedas passam apenas por um escurecimento (oxidação).
– Moeda de 1 centavo: composta por Aço (liga de Ferro e Carbono) e revestida com Cobre (Cu). Hoje, a moeda está fora de circulação.
- Moeda de 5 centavos: feitas  de aço revestido com cobre. Possui a efígie de Joaquim José da Silva Xavier (1746-1792), condenado à forca por sua participação no movimento pela independência, denominado Inconfidência Mineira.
- Moeda de 10 centavos: As prateadas são feita de aço inoxidável (C + Fe + Cr, podendo conter Ni). As amareladas é feita de aço revestido de Bronze (Cu + Sn). A moeda amarelada é similar a de 25 centavos e a Efígie é de Dom Pedro I (1798-1834) e por cena alusiva à proclamação da independência do país, ocorrida em 7 de setembro de 1822.
- Moeda de 25 centavos: As prateadas são feita de aço inoxidável (C + Fe + Cr, podendo conter também Ni). As amareladas é feita de aço revestido de Bronze (Cu + Sn).  As moedas amareladas tem a Efígie de Manuel Deodoro da Fonseca (1827-1892), proclamador da República e primeiro presidente constitucional do Brasil republicano.
- Moeda de 50 centavos: Inicialmente, a moeda era feita de cuproníquel (liga de cobre e níquel). Hoje a moeda é feita de aço inoxidável (C + Fe + Ni). As moedas de 50 centavos mais largas possuem a Efígie de José Maria da Silva Paranhos Júnior (1845-1912), Barão do Rio Branco, estadista, diplomata e historiador brasileiro, considerado o símbolo da diplomacia do Brasil.
- Moeda de 1 real: a composição desta moeda é única, ela possui um disco interno formado por uma liga de Cobre e Níquel e um disco externo composto por alpaca. Mas o que seria alpaca? Alpaca é uma liga metálica de Cobre, Níquel, Estanho e Prata: Cu + Ni + Sn + Ag.


Você sabe qual é o tipo de animal representado em cada cédula do nosso dinheiro? A imagem que aparece na marca-d'água é diferente para cada cédula:
  • 2 reais: figura da tartaruga marinha e número 2.
  • 5 reais: figura da garça e número 5.
  • 10 reais: figura da arara e número 10.
  • 20 reais: figura do mico-leão dourado e número 20.
  • 50 reais: figura da onça-pintada e número 50.
  • 100 reais: figura da garoupa e número 100.
Extras: Aproveitem as dicas contidas no vídeo abaixo para ficar mais atentos aos elementos contidos nas cédulas verdadeiras do nosso dinheiro. Conhecendo melhor esses itens, ficaremos menos vulneráveis a golpes de falsificação no mercado. 


Acessibilidade...
Além de elementos de segurança mais modernos e mais fáceis de verificar, a Segunda Família de cédulas incorporou novas marcas táteis e tamanhos diferenciados, com o objetivo de facilitar a identificação dos valores das cédulas pelas pessoas portadores de deficiência visual

Após sucessivas trocas monetárias (réis, cruzeiro, cruzeiro novo, cruzado, cruzado novo, novamente cruzeiro e cruzeiro real), o Brasil adotou o REAL em 1º de julho de 1994, que, aliado à drástica queda das taxas de inflação, constituiu uma moeda estável para o país. Foi implantado no mandato do presidente Itamar Franco, sob o comando do então ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso, depois eleito presidente da República. Quando o Real foi lançado, em 1 de julho, o ministro da Fazenda já era Rubens Ricupero, uma vez que FHC já tinha saído para desincompatibilizar-se e ter o direito de se candidatar a Presidente da República.

O real é a 16º moeda mais negociada no mundo, é a segunda mais negociada na América Latina e quarta mais negociada nas Américas

A Casa da Moeda do Brasil (CMB) é uma empresa estatal fundada em 08 de março de 1694. Hoje ela funciona no Distrito Industrial de Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, sob coordenação do Banco Central (BC). Ali é fabricado o nosso dinheiro, com altos padrões de rigor e qualidade.

Veja (e não ouça) como o Real é produzido


Mais detalhes e informações, acesse esse endereço e clique sobre a nota que você deseja conhecer mais:

Ou ainda mais informações no site do Banco Central do Brasil: 

Abraços!
Profº: Neilton Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário