Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

Arquivos do blog

domingo, 29 de março de 2015

11. Os 10 Piores Alimentos Modernos (comidas e bebidas) Para a Nossa Saúde...

A Química na Alimentação: aula discute o nosso cardápio de cada dia...

Como teremos células saudáveis em sangue doente? De que adianta tratar o mal-estar do peixe se ele vive em um aquário de água contaminada? Quem determina a idade celular é o meio-ambiente onde ela se encontra. Para cada copo de refrigerante que uma criança bebe, ele deve tomar 32 copos de água boa só para anular o prejuízo. Se você deixa refrigerante entrar na sua casa, você não se ama nem ama seus familiares.

A médica Canadense Dra. Michelle Schoffro Cook, da Sociedade Internacional de Medicina Ortomolecular, (no Canadá), pesquisou e elaborou uma lista com os dez piores alimentos que mais fazem mal a nossa saúde. Isso não quer dizer que não devemos comer esses alimentos, e sim, que devemos evitá-los o máximo possível. Veja na ordem decrescente o 10º alimento para ser evitado.
10º – Sorvete de massa: Apesar de existirem versões mais saudáveis que os tradicionais sorvetes industrializados, a Dra. Michelle adverte que esse alimento geralmente possui altos níveis de açúcar e gordura trans., além de corantes e aromatizantes artificiais para dar o sabor característico, muito dos quais podem causar danos no cérebro e no sistema nervoso.
9º – Salgadinho de milho industrializado: De acordo com a Dra. Michelle, desde o surgimento dos alimentos transgênicos, a maior parte do milho que comemos é um “Frankefood”, ou “comida Frankesntein”. Ela aponta que esse alimento pode causar flutuação nos níveis de açúcar no sangue, levando a mudança de humor, ganho de peso, irritabilidade, entre outros sintomas. Além disso, a maior parte desses salgadinhos é frito em óleo, que vira ranço e está ligado a processos inflamatórios.
8º – Pizza pronta de supermercado: Dra. Michelle destaca que nem todas as pizzas são ruins para a saúde, mas a maioria das que são vendidas congeladas em supermercados está cheio de condicionadores de massa artificiais e conservantes. Feitas de farinha branca, essas pizzas são absorvidas pelo organismo rapidamente e transformada em açúcar puro, causando aumento de peso e desequilíbrio dos níveis de glicose no sangue.
7º – Batata Frita no óleo: Contem não apenas gordura trans., que já foram relacionadas a uma longa lista de doenças, como também uma das mais potentes substancia cancerígenas presentes em alimentos: a acrilamida, que é formada quando batatas são aquecidas em altas temperaturas.
6º – Salgadinho de Batata: batatinhas chips industrializadas: Além de causarem todos os danos da batata frita comum e não trazerem nenhum benefício nutricional, esses salgadinhos contem níveis mais altos de acrilamida, que também é cancerígena.
5º – Bacon: Segundo a nutricionista, o consumo diário de carnes processadas, como bacon, pode aumentar os riscos de doenças cardíacas em 42% e de diabetes em 19%. Um estudo da Universidade de Columbia descobriu ainda que comer 14 porções de bacon por mês pode danificar a função pulmonar e aumentar o risco de doenças ligadas ao órgão.
4º - Cachorro quente: Dra. Michelle cita um estudo da Universidade do Havaí, que mostrou que o consumo de cachorro quente e outras carnes processadas pode aumentar o risco de câncer de pâncreas em 67%. Um ingrediente tanto encontrado no cachorro quente quanto no bacon é o nitrito de sódio, uma substancia cancerígena relacionada à doença como leucemia em crianças e tumores cerebrais em bebês. Outros estudos apontam que a substância pode desencadear câncer do colo retal.
3º – Donuts (Rosquinhas) - açucaradas: Entre 35% e 40% da composição do Donuts é de gordura trans., o pior tipo de gordura que você pode ingerir”, alerta a nutricionista. Essa substância está relacionada a doenças cardíacas e cerebrais, além do câncer. Para completar, esses alimentos são repletos de açúcar, condicionadores de massa artificiais e aditivos alimentares, e contêm em média, 300 calorias cada.
2º – Refrigerante Comum: Dra. Michelle conta que, de acordo com uma pesquisa do Dr. Joseph Mercola, “uma lata de refrigerante possui em média dez colheres de chá de açúcar, 150 calorias, entre 30mg e 55mg de cafeína, além de estar repleta de corantes artificiais e sulfitos”. “Somente isso já deveria fazer você repensar seu consumo de refrigerantes”, diz a nutricionista. Além disso, essa bebida é extremamente ácida, sendo necessários 30 copos de água para neutralizar a acidez de um copo de refrigerante e que é muito perigosa para os rins. Para completar, ela diz que os ossos funcionam como uma reserva de minerais, como o cálcio, que são despejados no sangue para ajudar a neutralizar a acidez causada pelo refrigerante, enfraquecendo os ossos e podendo levar a doenças como osteoporose, obesidade, cáries e doenças cardíacas.
1º – Refrigerante Diet: “Refrigerante Diet é a minha escolha para o pior alimento de todos os tempos”, diz Dra. Mechelle. Segundo a nutricionista, além de possuir todos os ingredientes do refrigerante tradicional, as versões diet contém aspartame, que agora é chamado de Amino Sweet. De acordo com uma pesquisa de Lynne Melcombe, essa substância está relacionada a uma lista de doenças, como ataque de ansiedade, compulsão alimentar e por açúcar, defeitos de nascimento, cegueira, tumores cerebrais, dor torácica, depressão, tontura, epilepsia, fadiga, dores de cabeça e enxaquecas, perda auditiva, palpitação cardíaca, hiperatividade, insônia, dor nas articulações, dificuldade de aprendizado, TPM, cãibras musculares, problemas reprodutivo e até mesmo a morte. “Os efeitos do aspartame podem ser confundidos com a doença de Alzheimer, Síndrome da fadiga crônica, vírus da Epstein Barr, doença de Huntington, hipotireoidismo, doença de Lou Gehrig, síndrome de Lyme, doença de Méniere e esclerose múltipla”. “É por isso que dou ao refrigerante diet o prêmio de pior alimento de todos os tempos”, conclui.

Absurdo de açúcar em refrigerante e suco enlatado...
Veja a quantidade de açúcar que você ingere em 02 latinhas de refrigerantes e em 02 latinhas de néctar ou suco enlatado em...

01 DIA:

01 SEMANA (todos os dias):

01 MÊS (todos os dias):

01 ANO (todos os dias – 23 kg e 29 kg, respectivamente): 

Assista ao vídeo abaixo onde o médico cardiologista e nutrólogo, Dr. Lair Ribeiro fala sobre o PH do sangue. Entenda melhor como o refrigerante causa a acidez no nosso sangue.



Química e Alimentação
Além da Gordura, os outros grandes vilões são o Sódio (Na) e o Açúcar.

Sódio...

A população de países em desenvolvimento, como o Brasil, é a que mais engorda no planeta! 01 em cada 03 habitantes do planeta está obeso ou com sobrepeso. 1/3 das crianças do mundo, entre 06 e 09 anos, é obesa. Desde 1980 a quantidade de pessoas acima do peso quadruplicou. Aqui no país 50,1% dos homens e 48% das mulheres estão acima do peso. Os grandes vilões: açúcar, gordura e sódio (Na).


Açúcar...

A OMS fez uma pesquisa e constatou que o brasileiro está comendo 50% a mais de açúcar do que deveria. O recomendado é o consumo máximo de 50g por dia. Mas, tem o açúcar que a gente não vê (num pãozinho são 2g).

A indústria precisa oferecer produtos que atendam não só a necessidade de comer das pessoas (preço, sabor e conveniência), mas também a qualidade da saúde (necessidades nutricionais). É preciso conscientizar as pessoas em todas as suas faixas etárias, tendo mais ética na publicidade e valores morais acima dos financeiros.

De 1992 (11,5 milhões) para 2012 (24,8 milhões) o número de idosos (pessoas com mais de 60 anos) no Brasil mais que dobrou (desses, 04 milhões são independentes e moram sozinhos – triplicou em 10 anos). Para chegar lá e com saúde, é preciso investir em boa alimentação e qualidade de vida. Veja 05 dicas importantes: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário