Quem sou eu

Minha foto
São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
Professor, (psico)pedagogo, coordenador pedagógico escolar e Especialista em Educação.
Obrigado pela visita!
Deixe seus comentários, e volte sempre!

"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

quinta-feira, 26 de março de 2015

07. “Os maiores Diamantes do mundo e a extração em Angola - Fantástico”.

Angola é o 4º maior produtor de diamantes do mundo. Os concorrentes são:


1º) Botswana;
2º) África do Sul e;
3º) Rússia.

Angola é um país do tamanho do estado do Pará, que fica na costa ocidental da África. E onde se fala português. Metade das jazidas de diamantes do planeta está na África. Elas são encontradas nos leitos dos rios ou soterradas. Em cada caminhão de cascalho é possível encontrar de 05 a 10 diamantes.

Mas, para onde vão os diamantes de Angola? Em capacidade de lapidação e fazer joias, Índia, Estados Unidos e China. Também se vende para o Brasil. O desafio é transformar essa riqueza em benefícios para o povo angolano e não apenas para rebeldes (empresas). Depois do diamante, a outra grande riqueza é o petróleo.


Os diamantes mais conhecidos a nível mundial são os da:

1.      Índia.
2.      Rússia.
3.      França.
4.      África do Sul (diamante Culina ou “Estrela da África”, o maior do mundo: 3.106 quilates).


Embora esses países se destaquem, existem jazidas diamantíferas em mais de 20 países que produzem cerca de 20 toneladas de gemas de qualidade por ano.

Temos três tipos básicos de diamantes:

1.      Diamante joia;
2.      Diamante semijoia;
3.      Diamante industrial.

Agora podemos pensar nos motivos de altas guerras e violência na África – a ambição pelos diamantes. Sejam dos dirigentes, das empresas estrangeiras ou da elite local. A imprensa é silenciada e o poder e a corrupção de grandes empresas tentam impedir a informação sobre a realidade angolana em particular e da África em geral. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário