Profº
Neilton Lima.
Heróis Eternos 2015!
Meus queridos estudantes da Educação de
Jovens e Adultos – EJA III...
Vocês iniciaram uma batalha visando à
vitória de concluir a etapa final da formação básica. Essa é mais uma luta que
os torna heróis. E no transcorrer desse confronto, a intenção é ampliar nossos
conhecimentos e nossas experiências para três metas fundamentais: ingressar e
permanecer ativo no mercado de trabalho, participar da sociedade e avançar em
estudos superiores. Ou seja, venceremos essa batalha, mas a guerra só está
começando.
O processo de vida natural e social é
dinâmico e se transforma com a morte. Isso dá sentido à nossa luta diária: a
formação de uma base mais sólida para compreender a complexidade do mundo
físico e seus fenômenos, reivindicar nossos direitos nele, praticar com
responsabilidade nossos deveres e atuar com ações positivas na construção de
uma sociedade mais justa e igualitária.
As Ciências nos fornecem modelos que
permitem a previsão de fatos, possibilitando intervenções que trazem melhor
qualidade de vida. E aí a Química se faz presente e necessária, pois possui
vários campos de atuação, mantém relações com a Biologia, a Física, a
Matemática e demais áreas das Ciências. A Química engloba o domínio dos
princípios da matéria e das substâncias (propriedades, constituintes e
interação) e conhecimentos sobre produtos químicos, suas reações e transformações,
o que têm permitido a humanidade lidar com as diversidades de sua existência. Aprender
Química não é simplesmente memorizar fórmulas, decorar conceitos e resolver
exercícios. Aprender Química é também entender como essa atividade humana tem
se desenvolvido ao longo dos anos, como os seus conceitos explicam os fenômenos
que nos rodeiam e como podemos fazer uso de seu conhecimento na busca de
alternativas para melhorar a condição de vida pessoal, da nossa família, da
sociedade e do planeta. Ou seja, mais do que o domínio de fórmulas, precisamos
saber aplicá-las no dia a dia e resolver problemas desafiadores da existência
da vida. Logo, fazer uso do raciocínio lógico, de conhecimento teórico e
experimental, de habilidades e muita capacidade de leitura e interpretação.
Precisamos de boas armas para travar
essa guerra, por isso buscaremos estratégias e conteúdos relevantes para a sua
formação como cidadão crítico. E já podemos apontar e sugerir: buscar uma
mudança de atitude em relação ao consumismo, ao destino do lixo, à poluição
atmosférica, ao uso indiscriminado de agrotóxicos e de produtos químicos.
Precisamos compreender os problemas relacionados às mudanças climáticas que
ameaçam nossa existência e se envolver de forma consciente e crítica com esses
temas, discutindo problemas sociais e atitudes para assegurar a vida das nossas
e das futuras gerações. Trata-se de um enforque à Química ambiental, mexendo
nesses temas que demonstram os impactos da tecnologia química na sociedade e
que apontem o desenvolvimento de ações que conciliem desenvolvimento
tecnológico, qualidade de vida, preservação ambiental e justiça social.
Enfim! Vamos procurar fazer um trabalho
conjunto e de parcerias, conciliando conhecimento teórico e conhecimento
prático. Um aprendizado sério e crítico, sem nem por isso deixar de ser
prazeroso, dinâmico e divertido. Aliás, precisamos ser participantes ativos nas
situações comunicacionais da vida contemporânea. Aprender a trabalhar em
equipe, a respeitar opiniões divergentes, a expor um ponto de vista e a ouvir o
ponto de vista alheio, aprender a discutir um problema e a buscar uma solução
em conjunto são habilidades muito requisitadas atualmente na vida social e no
mercado de trabalho.
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