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São Francisco do Conde, Bahia, Brazil
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"Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" (Art. 205 da Constituição de 1988).

Ø Se eu sou um especialista, então minha especialidade é saber como não ser um especialista ou em saber como acho que especialistas devem ser utilizados. :)



“[...] acho que todo conhecimento deveria estar em uma zona de livre comércio. Seu conhecimento, meu conhecimento, o conhecimento de todo o mundo deveria ser aproveitado. Acho que as pessoas que se recusam a usar o conhecimento de outras pessoas estão cometendo um grande erro. Os que se recusam a partilhar seu conhecimento com outras pessoas estão cometendo um erro ainda maior, porque nós necessitamos disso tudo. Não tenho nenhum problema acerca das ideias que obtive de outras pessoas. Se eu acho que são úteis, eu as vou movendo cuidadosamente e as adoto como minhas” ("O caminho se faz caminhando - conversas sobre educação e mudança social", Paulo Freire e Myles Horton: p. 219).

segunda-feira, 23 de março de 2015

04. Uma nova abordagem de estudo da Química.

Profº Neilton Lima.
Heróis Eternos 2015!
Meus queridos estudantes da Educação de Jovens e Adultos – EJA III...

Vocês iniciaram uma batalha visando à vitória de concluir a etapa final da formação básica. Essa é mais uma luta que os torna heróis. E no transcorrer desse confronto, a intenção é ampliar nossos conhecimentos e nossas experiências para três metas fundamentais: ingressar e permanecer ativo no mercado de trabalho, participar da sociedade e avançar em estudos superiores. Ou seja, venceremos essa batalha, mas a guerra só está começando.

O processo de vida natural e social é dinâmico e se transforma com a morte. Isso dá sentido à nossa luta diária: a formação de uma base mais sólida para compreender a complexidade do mundo físico e seus fenômenos, reivindicar nossos direitos nele, praticar com responsabilidade nossos deveres e atuar com ações positivas na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

As Ciências nos fornecem modelos que permitem a previsão de fatos, possibilitando intervenções que trazem melhor qualidade de vida. E aí a Química se faz presente e necessária, pois possui vários campos de atuação, mantém relações com a Biologia, a Física, a Matemática e demais áreas das Ciências. A Química engloba o domínio dos princípios da matéria e das substâncias (propriedades, constituintes e interação) e conhecimentos sobre produtos químicos, suas reações e transformações, o que têm permitido a humanidade lidar com as diversidades de sua existência. Aprender Química não é simplesmente memorizar fórmulas, decorar conceitos e resolver exercícios. Aprender Química é também entender como essa atividade humana tem se desenvolvido ao longo dos anos, como os seus conceitos explicam os fenômenos que nos rodeiam e como podemos fazer uso de seu conhecimento na busca de alternativas para melhorar a condição de vida pessoal, da nossa família, da sociedade e do planeta. Ou seja, mais do que o domínio de fórmulas, precisamos saber aplicá-las no dia a dia e resolver problemas desafiadores da existência da vida. Logo, fazer uso do raciocínio lógico, de conhecimento teórico e experimental, de habilidades e muita capacidade de leitura e interpretação.

Precisamos de boas armas para travar essa guerra, por isso buscaremos estratégias e conteúdos relevantes para a sua formação como cidadão crítico. E já podemos apontar e sugerir: buscar uma mudança de atitude em relação ao consumismo, ao destino do lixo, à poluição atmosférica, ao uso indiscriminado de agrotóxicos e de produtos químicos. Precisamos compreender os problemas relacionados às mudanças climáticas que ameaçam nossa existência e se envolver de forma consciente e crítica com esses temas, discutindo problemas sociais e atitudes para assegurar a vida das nossas e das futuras gerações. Trata-se de um enforque à Química ambiental, mexendo nesses temas que demonstram os impactos da tecnologia química na sociedade e que apontem o desenvolvimento de ações que conciliem desenvolvimento tecnológico, qualidade de vida, preservação ambiental e justiça social.

Enfim! Vamos procurar fazer um trabalho conjunto e de parcerias, conciliando conhecimento teórico e conhecimento prático. Um aprendizado sério e crítico, sem nem por isso deixar de ser prazeroso, dinâmico e divertido. Aliás, precisamos ser participantes ativos nas situações comunicacionais da vida contemporânea. Aprender a trabalhar em equipe, a respeitar opiniões divergentes, a expor um ponto de vista e a ouvir o ponto de vista alheio, aprender a discutir um problema e a buscar uma solução em conjunto são habilidades muito requisitadas atualmente na vida social e no mercado de trabalho.

Um bom ano letivo para todos nós! 

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